Golpe do IPTU! Prefeituras alertam sobre sites falsos para emissão de boletos

Nesta semana, a prefeitura do Rio de Janeiro identificou um site falso que tenta imitar o portal Carioca Digital, usado para emissão dos boletos do IPTU. Os bandidos usam uma identidade visual parecida com a do portal verdadeiro para aplicar golpes nos contribuintes que acessam o site para emitir os boletos e pagar as cotas mensais pela internet. Saiba mais.

Golpe do IPTU! Prefeituras alertam sobre sites falsos para emissão de boletos
Golpe do IPTU! Prefeituras alertam sobre sites falsos para emissão de boletos (Imagem FDR)

Por conta deste golpe, os contribuintes que optaram pelo parcelamento do tributo precisam redobrar a atenção no momento de emitir as guias de pagamento.

Ao acessar a página, o usuário é levado a informar o número de sua inscrição predial, o exercício e a parcela que quer emitir o boleto para pagamento. O site falso criado pelos criminosos tenta enganar as pessoas, imitando o site verdadeiro as palavras “rio”, “meu iptu” e “parcelamento”. 

Segundo a prefeitura do Rio, a Secretaria de Fazenda e Planejamento e o Iplan, medidas para retirar o site do ar já foram tomadas e que uma denúncia à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática foi feita. 

Golpe não é inédito 

Não é a primeira vez que um site falso que imita o portal de serviços do IPTU é identificado pela prefeitura. No mês de março, um site falso foi denunciado e tinha o mesmo objetivo, o de emitir boletos falsos de pagamento. 

O único site verdadeiro de serviços da Prefeitura do Rio é o portal Carioca Digital.

Em 2021, os contribuinte do Rio receberam um documento com dois códigos de barras: um para o pagamento da cota única e outro para a quitação da primeira parcela.

Como evitar cair neste golpe 

Quem optou pelo parcelamento do IPTU deve entrar no site da prefeitura do seu município todos os meses para gerar os códigos das próximas cotas. 

Para fazer isso é necessário informar o número da inscrição do IPTU (ele consta nos carnês enviados em anos passados). Confira sempre se há um cadeado ao lado do endereço do site, o que mostra que é seguro.

Procure por erros de digitação, confira sempre o logotipo e se atente ao endereço do site. Os oficiais sempre contam com a sigla do estado e/ou com o “gov”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.