Novo vazamento de dados expõe 8,4 milhões de senhas; e agora?

Mais um vazamento de dados foi registrado recentemente e cerca de 8,4 bilhões de senhas foram expostas na rede. Este vazamento de senhas pode vir a se tornar o maior da história, segundo o portal Cybernews, especializado em segurança cibernética. Saiba mais.

Novo fazamento de dados expõe 8,4 milhões de senhas; e agora?
Novo fazamento de dados expõe 8,4 milhões de senhas; e agora? (Imagem: Agência Brasil)

As senhas estão listadas em um arquivo de texto de 100 gigabytes publicado por um usuário de um fórum digital. O nome do arquivo é “RockYou2021″ em uma possível referência ao megavazamento no ano de 2009, quando foram vazadas 32 milhões de senhas da rede social RockYou.

Segundo o usuário que postou o arquivo, todas as senhas vazadas possuem de seis a vinte caracteres, não tem espaço e não utilizam caracteres ASCII.

O usuário dizia que o arquivo tinha 82 bilhões de senhas, porém, ao ser verificado, a quantidade de senhas era bem menor. Foram encontradas exatamente 8.459.060.239 combinações diferentes.

Mesmo que o número real tenha sido bem menor do que o dito pelo usuário, o total vazado é muito alto. A quantidade de senhas é quase duas vezes maior que o total de usuários de internet estimados no mundo atualmente, de 4,7 bilhões de pessoas.

É possível conferir na página do CyberNews se suas senhas fazem parte de algum dos grandes arquivos de senhas vazadas. As consultas podem ser feitas por email e número de celular e ainda pela senha utilizada.

O que fazer para proteger meus dados?

A dica é trocar suas senhas cadastradas em portais e aplicativos, especialmente as repetidas. Senhas mais complexas são recomendadas e é importante utilizar mecanismos que obrigam o uso da autenticação em dois fatores no momento do login.

Vazamento de CPFs preocupou os brasileiros no início do ano 

Um pacote de dados contendo informações pessoais de cerca de 223 milhões de brasileiros apareceram em fóruns utilizados por criminoso digitais. Estes dados estão separados por número de CPFs e contém ainda informações de veículos cadastrados no Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.