Esqueceu de indicar conta para receber restituição do IRPF? Saiba a solução!

O Banco do Brasil informou que 462 mil contribuintes ainda não resgataram restituição do IRPF. Este número representa o valor de R$ 295 milhões. Os valores são de anos anteriores, de contribuintes que declararam, mas não informaram corretamente, ou não indicaram conta para receber restituição do IRPF.

Esqueceu de indicar conta para receber restituição do IRPF? Saiba a solução!
Esqueceu de indicar conta para receber restituição do IRPF? Saiba a solução! (Imagem: Montagem/FDR)

Deste grupo indicado pelo Banco do Brasil, há integrantes de lotes residuais da malha fina. No último dia 31, a Receita Federal liberou o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021.

A consulta e o agendamento do crédito podem ser realizados no portal da instituição financeira. O Banco do Brasil é a instituição responsável pelo pagamento das restituições do Imposto de Renda.

Como indicar conta para receber restituição do IRPF

Para o contribuinte que é cliente do Banco do Brasil, basta registrar os dados da conta no mesmo momento da consulta pelo autoatendimento digital. A pessoa deverá acessar estas opções: site do BB > menu Serviços > Imposto de Renda > Consultar restituição.

No caso de quem não for correntista do Banco do Brasil, será preciso entrar no portal do BB. Ao acessar a opção “Consulte sua restituição do Imposto de Renda”, o cidadão deverá inserir os dados bancários — seja conta corrente ou poupança.

Nessas duas situações, se os dados bancários informados estiverem corretos, valor será creditado no próximo dia útil. As quantias podem ser resgatadas dentro de 1 ano a partir de cada lote. O BB informa que as restituições não procuradas nesse prazo são devolvidas para a Receita Federal.

A Receita Federal informa que a restituição não resgatada no Banco do Brasil no prazo de um 1 ano é devolvida para a Receita. E poderá ser requerida pelo contribuinte no prazo de 5 anos — contado a partir da data em que o pagamento foi disponibilizado na instituição financeira.

Alteração de conta indicada para crédito da restituição

Segundo a Receita Federal, antes da inclusão do contribuinte em um dos lotes de restituição, a conta bancária indicada para crédito da restituição pode ser modificada por estas formas:

  • Pelo portal e-CAC: acessar “Restituição e Compensação”; em “Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF”, acesse “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF”; em “Serviços”, procure por “Restituição” e acesse “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”; ou
  • Por meio de apresentação de declaração retificadora.

Acompanhamento da restituição do IRPF

O acompanhamento da restituição do IR pode ser feita no site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, o contribuinte deve acessar “Consultar Restituição”. Além disso, a consulta pode ser realizada no aplicativo Meu Imposto de Renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.