Transportar animais sem caixa de transporte pode dar multa na CNH?

Os animais adoram passear de carro, principalmente quando ficam olhando e pendurados pela janela. Porém, isto é classificado como infração média, com aplicação de multa de R$195,23 e cinco pontos na CNH. Esta prática também faz mau para seu bichinho. Saiba mais.

Transportar animais sem caixa de transporte conta como multa na CNH?
Transportar animais sem caixa de transporte pode dar multa na CNH? (Imagem: Getty Imagens)

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também não é permitido levar animais de estimação no colo, solto no banco traseiro, na carroceria de picapes ou no porta-malas. Este último, pode inclusive, ser considerado crueldade e levar a cadeia. 

O transporte de animais seguro e dentro da lei necessita de preparação do veículo.

Para o diretor Comercial de Peças e Acessórios da General Motors, Luis Felipe Teixeira, que possui uma linha de acessórios especiais para o transporte de animais, diz que os donos não devem se preocupar apenas com a multa.

“É fundamental que o pet esteja adequadamente acomodado no carro, com toda a segurança, para evitar eventuais acidentes. Em caso de frenagem brusca, sempre há o risco de arremesso para a parte da frente do carro, o que pode causar lesões no próprio pet e também no motorista ou no carona”, disse.

Acidentes 

Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), em uma batida a 100 km/h, o peso dos ocupantes do veículo é multiplicado por 30. Sendo assim, se um cachorro de 4 kg for arremessado, o impacto terá o mesmo peso que um objeto de 120 kg. Um acidente desta proporção pode causar a morte do animal e dos passageiros do veículo.

Equipamentos

Sendo assim, é importante que o animal seja transportado de forma segura em um dos seguintes equipamentos:

  • Caixa de transporte
  • Cadeirinha PET
  • Extensor de cinto de segurança para animais maiores
  • Rede de proteção para os bancos dianteiros

Existem veículos que já possuem proteções especiais para os bichinhos de estimação. É importante seguir a lei para proteger o animal e também os passageiros do veículo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Transportar animais sem caixa de transporte pode dar multa na CNH?

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA