Quando o pagamento do BPC será ampliado para idosos e deficientes?

Previdência social federal deve ampliar número de contemplados em benefício específico. Nas últimas semanas o Senado aprovou uma medida provisória (MP) que aumenta o valor máximo da renda familiar per capita para quem deseja adentrar no BPC. Isso significa dizer que um número maior de pessoas poderá ser contemplado a partir de 2022.

Quando o pagamento do BPC será ampliado para idosos e deficientes? (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Quando o pagamento do BPC será ampliado para idosos e deficientes? (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O BPC funciona como um dos principais benefícios sociais do INSS. Por meio dele, os aposentados e doentes que estão impossibilitados de exercer suas atividades trabalhistas passam a receber salários mensais custeados pela previdência federal.

Faixa de renda do BPC

Atualmente, para ser um contemplado do BPC o cidadão precisa que ter uma renda per capita máxima de até um quarto de salário mínimo, ou seja, R$ 275. No entanto, com a aprovação do projeto no Senado, esse valor será reajustado para até R$ 550, sendo levado em consideração ainda demais fatores de vulnerabilidade.

Sendo sancionada pelo presidente a MP torna o cálculo do BPC o seguinte:

De modo geral, a medida irá resultar no aumento do número de contemplados pelo BPC. Isso significa que mais pessoas que não podem adquirir sua própria renda passarão a ser seguradas pelo governo federal.

“A ampliação é muito importante, principalmente nesse momento de pandemia, que o número de pessoas miseráveis no Brasil aumentou muito, bem como o número de desempregados”, explicou Joseane Zanardi, coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Meu INSS: Prova de vida, perícia e consulta de extrato (Login e Agendamento)

Como calcular minha renda per capita?

Para saber o valor da renda per capita da sua família você deve:

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile