IRPF 2021: Veja como e onde investir o dinheiro que recebeu na restituição

Na segunda-feira (31), os contribuintes incluídos no primeiro lote de restituição do IRPF receberam o valor que tem direito. Este dinheiro se bem empregado, pode ser uma boa saída em caso de dívidas, para fazer um investimento, entre outras coisas. Confira dicas especiais para direcionar o dinheiro da restituição da melhor forma.

IRPF 2021: Veja como e onde investir o dinheiro que recebeu na restituição
IRPF 2021: Veja como e onde investir o dinheiro que recebeu na restituição (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Pagar dívidas 

A dica mais óbvia mas que não deixa de ser importante é a de utilizar o dinheiro da restituição para quitar dívidas. 

Débitos em aberto acabam prejudicando a vida de qualquer pessoa tirando seu poder de compra e impossibilitando a obtenção de crédito, impactando o score de crédito, entre outras coisas. 

Sendo assim, caso tenha alguma dívida, sempre dê preferência a ela antes de fazer novos planos. 

Rotativo do cartão de crédito

Este tópico também pode ser considerado pagamento de dívida, mas, a situação aqui é mais complicada, pois o rotativo do cartão possui juros pesados que causam uma verdadeira bola de neve em suas finanças.

Parcelar a fatura do cartão pode parecer uma boa saída em um momento de aperto, mas, a longo prazo, o usuário paga muito mais que a conta original. Aqui é uma boa opção para utilizar a restituição também.

Consertos 

O carro tá precisando daquela revisão que você está adiando com medo de quanto poderá gastar? Esta aí uma boa forma de utilizar valor da restituição. Não consertar o problema pode agravá-lo ainda mais e fazer com que fique mais caro no futuro.

Caso sua casa esteja precisando de alguma reforma, também é uma oportunidade de fazer.

Investimento da restituição do IRPF

Se você estiver livre de dívidas, é um ótima oportunidade para investir em você mesmo. Você pode pagar aquele curso que quer fazer, aprender algo novo ou até mesmo cuidar das saúde.

E mais, aplicar seu dinheiro no Tesouro Direto, bolsa de valores, compra de ativos, e opções de renda fixa e variável. Antes disso, estude o caminho que vai seguir para que não hajam perdas.

Em todo caso, aplicar o dinheiro no Tesouro é mais vantajoso que deixar na poupança, por exemplo.

Reserva de emergência 

Sabe aquele imprevisto que acontece quando menos se espera? Por conta disso é importante fazer uma reserva de emergência para um momento de surpresa seja qual for a razão. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.