Agências do INSS não funcionam nesta sexta-feira (4); use serviços online

O funcionamento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi suspenso nesta sexta-feira, 04. O fechamento das unidades da Previdência Social é devido ao feriado de Corpus Christi, prolongando as celebrações e a folga tão esperada pelos servidores da autarquia e demais trabalhadores.

Agências do INSS não funcionam nesta sexta-feira (4); use serviços online
Agências do INSS não funcionam nesta sexta-feira (4); use serviços online. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Neste mesmo sentido, no dia 1º de junho, última terça-feira, o Ministério da Economia determinou o ponto facultativo através da Portaria nº 6.146. A decisão sobre o fechamento das agências do INSS está diretamente ligada à pandemia da Covid-19, que também resultou na antecipação do feriado em várias cidades brasileiras.

As deliberações mencionadas visam evitar aglomerações nas agências do INSS. No entanto, o respectivo feriado foi antecipado em algumas cidades, as quais tiveram expediente normal somente nesta quinta-feira, 3. 

É o caso da capital paulista, junto a cidades do grande ABC. As agências do INSS situadas em Vitória no Espírito Santo (ES), Divinópolis em Minas Gerais (MG), além de unidades distintas nos Estados do Piauí e Paraíba também ficaram abertas ontem, 3, durante o feriado. 

Ao longo desta semana, o INSS notificou os segurados que possuíam algum agendamento nas agências que tiveram o funcionamento afetado para fazer o cancelamento ou reagendamento. Os segurados que ainda não foram comunicados, devem buscar atualizar os dados cadastrais, motivo que pode ter inviabilizado o contato. 

Desta forma, é preciso ligar na Central de Atendimento do INSS pelo número 135 e marcar um novo horário e data de atendimento. A previsão é para que as unidades da Previdência Social retomem o funcionamento normal apenas na próxima segunda-feira, 7.

Enquanto isso, praticamente todos os serviços remotos da autarquia podem ser acessados pelo formato remoto, através do site ou aplicativo “Meu INSS” e da Central Telefônica 135.

Esta também é uma forma de estimular os segurados a recorrerem a estas alternativas, além de também respeitar as recomendações de distanciamento e isolamento social. 

Central de Atendimento 135

A Central Telefônica do INSS 135 oferece uma série de serviços como se inscrever na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, requerer benefícios, agendar atendimentos presenciais, entre tantos outros. 

Meu INSS

Entre os principais serviços disponíveis na plataforma estão:

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano;
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário);
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado;
  • Acesso ao extrato de imposto de renda;
  • Acesso à carta de concessão do benefício;
  • Agendamento e resultado de perícia médica;
  • Consulta à revisão do benefício;
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade;
  • Pedido de cessação de benefício por óbito;
  • Cadastro ou renovação de representante legal;
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado;
  • Cadastro de pensão alimentícia;
  • Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS;
  • Atualização de dados cadastrais.

https://www.youtube.com/watch?v=nTBggtjrIiM&t=49s

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Agências do INSS não funcionam nesta sexta-feira (4); use serviços online

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA