Vacina da COVID-19 avança no Rio, São Paulo e Porto Alegre; confira calendário

Pontos-chave
  • A vacinação está caminhando em passos lentos no país;
  • Porém, alguns estados estão adiantando o máximo que podem;
  • Alguns já até fazem projeção de vacinar toda a população.

Apesar da aplicação da vacina contra COVID-19 estar em ritmo lento no país, alguns estados estão ampliando cada vez mais seu calendário, de acordo com o prazo que o Ministério da Saúde envia os imunizantes. Saiba como anda a vacinação no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Vacina da Covid-19 avança no RJ, São Paulo e Porto Alegre; confira programação
Vacina da Covid-19 avança no RJ, São Paulo e Porto Alegre; confira programação (Imagem: Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas)

Hoje, são aplicadas três vacinas no país:

Vacinação da COVID-19 no Rio de Janeiro

Semana passada a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, divulgou um calendário único para a vacinação da população fluminense em geral contra o novo coronavírus. 

O calendário teve como base a prefeitura do Rio, e concede mais tempo para os municípios terminarem de realizar a imunização dos grupos prioritários. Até que todo esse público tome suas doses, 20% de todas as remessas que chegarem deverão ser reservadas.

De acordo com o cronograma, o estado deve seguir a vacinação de pessoas com comorbidades, deficiências permanentes e puérperas com fatores de risco até junho. 

No mesmo período, devem ser vacinadas as pessoas em situação de rua e os chamados grupos especiais como: presos, funcionários do sistema prisional, professores e integrantes das forças de segurança e salvamento e a população geral de 59 a 55 anos.

Aqueles municípios que forem alcançando as metas estabelecidas na vacinação dos grupos listados poderão dar prosseguimento à vacinação dos grupos especiais. Seguindo rigorosamente o critério de faixa etária, considerando da maior para menor idade, iniciando aos 59 anos até os 18 anos.

Calendário de vacinação no RJ

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Calendário de vacina da COVID-19 em SP, RJ e Porto Alegre (Imagem: Montagem / FDR)

Comorbidades

A primeira edição do calendário seguirá a ordem dos grupos prioritários definidos no Programa Nacional de Imunizações, composto pelas pessoas com:

Vacinação da COVID-19 em São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou o avanço na vacinação contra o novo coronavírus.

O governo também iniciou a vacinação dos trabalhadores aeroviários no dia 28 de maio, e dos portoviários no dia 1º de junho. Estima-se que 40 mil pessoas devem ser imunizadas em ambos os grupos.

No dia 1 de julho até 21 do mesmo mês serão vacinadas pessoas entre 55 e 59 anos. De 21 de julho até 31 serão vacinados professores de 18 a 46 anos.

Já entre 2 até 16 de agosto serão vacinadas pessoas entre 50 a 54 anos. Depois em 17 de agosto de 45 anos até 49.

Cadastro para vacinação em SP

Para que a vacinação seja mais rápida, o governo recomenda que seja realizado o  o pré-cadastro no site VacinaJá, que diminui o tempo de espera no momento da vacinação.

O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente, informando seus dados presencialmente no momento da vacinação.

Vacinação da COVID-19 em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre ampliou ampliação da faixa etária de vacinação contra a covid-19.

Foram incluídas para receber a primeira dose as pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos, além dos grupos prioritários que já vinham sendo imunizados. 

Locais de vacinação em Porto Alegre

Primeira dose  – Oxford/AstraZeneca:

Onde: 12 unidades de saúde e drive-thru da PUCRS

Público: Acima de 18 anos: pessoas com deficiência, com comorbidades, com deficiência cadastradas no plano Benefício de Prestação Continuada, vivendo com HIV e com Síndrome de Down, profissionais de saúde e de apoio à saúde, além de idosos com 60 anos ou mais.

Horário: 8h às 17h nas unidades de saúde; drive-thru das 9h às 17h

Endereços: 

Segunda dose – Oxford/AstraZeneca:

Sair da versão mobile