Funcionamento do comércio e praias no feriado de Corpus Christi em Salvador

No dia 28 de maio, o prefeito da cidade de Salvador, Bruno Reis, anunciou que o feriado de Corpus Christi será de praias fechadas na capital. O objetivo, claro, é para evitar aglomerações e propagação da Covid-19. 

Funcionamento do comércio e praias no feriado de Corpus Christi em Salvador
Funcionamento do comércio e praias no feriado de Corpus Christi em Salvador (Foto: Reprodução/UOL)

Esse fechamento será da quinta (3) ao domingo (6). Os decretos de enfrentamento à Covid-19 também foram renovados.

Neste mesmo período, o toque de recolher será antecipado para as 20h e haverá proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais após este horário. 

Além disso, o prefeito informou que não haverá ponto facultativo na capital e o expediente será normal nas repartições municipais.

Essa suspensão do ponto facultativo foi tomada para evitar o crescimento de casos, já que as pessoas têm aproveitado os feriados para aglomerar e viajar.

“Isso porque está claro e evidente que, sempre depois de datas comemorativas, a exemplo do Dia das Mães, e em finais de semana prolongados, há aumento de novos casos. Para evitar que isso aconteça no período do Corpus Christi, estão sendo tomadas essas ações, anunciadas com antecedência para que todos possam se organizar”, explicou Bruno Reis.

Pandemia em Salvador

O prefeito ainda atualizou o cenário da pandemia na capital. De acordo com ele, os números indicam tendência de estabilização na ocupação dos leitos de Covid-19, em comparação com a última semana.

No entanto, os percentuais ainda estão alto. Na rede pública, os leitos clínicos têm taxa de ocupação de 76%, enquanto os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) checam a 79%. 

Na rede privada, a ocupação dos leitos de UTI também está alta. Na última sexta-feira (28), o Hospital Santa Izabel registrava taxa de 82% de ocupação. O Hospital Português, 85%; o Hospital Cardio Pulmonar, 81%; o Hospital Aliança, 79%, e o Hospital Jorge Valente, 82%.

Nas últimas 24h, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais regularam 92 pacientes e outros 27 aguardam regulação, apenas quatro deles para UTI adulto.

Corpus Christi

É uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII.

No Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!