Governo federal libera edital para o Enem 2021. Os estudantes que desejam tentar uma vaga em alguma universidade pública do país devem ficar atentos. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acaba de liberar as informações do Exame Nacional do Ensino Médio.
Mesmo ainda enfrentando a pandemia do novo coronavírus, os estudantes terão que se submeter a realização do Enem 2021.
Neste ano, o exame está marcado para os dias 21 e 28 de novembro, sendo realizado na modalidade impressa e digital.
Prazo de inscrição
Os interessados em tentar uma vaga nas universidades, devem fazer suas inscrições entre 30 de junho e 14 de julho. O procedimento será inteiramente online, através do portal do Inep.
Para isso, é preciso apenas preencher o formulário de identificação pessoal, apresentando dados como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.
É válido ressaltar que o período de candidatura será o mesmo tanto para quem for fazer o exame presencialmente quanto para quem optar pela prova online. A realização de ambos também ocorrerá no mesmo dia.
Confira o cronograma do Enem 2021
- Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho. A taxa é de R$ 85
- Atendimento Especializado: solicitação de 30 de junho a 14 de julho; resultado em 23 de julho; recurso de 26 a 30 de julho; resultado do recurso em 4 de agosto
- Tratamento pelo Nome Social: solicitação de 19 a 23 de julho; resultado em 30 de julho; recurso de 2 a 6 de agosto; resultado do recurso em 11 de agosto
- Provas: 21 e 28 de novembro
Horário de aplicação
O edital explica que a abertura dos portões ocorrerá as 12h no horário de Brasília e seu fechamento às 13h. Já os exames serão iniciados às 13h30 e encerrados às 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia).
Nesta edição os alunos terão que comparecer de máscara, ficando sujeito ao impedimento de fazer o exame. Além disso é preciso levar um documento oficial com foto, cartão de inscrição e caneta preta de material transparente.