Concurso INSS: Instituto pretende ofertar 10.000 vagas de emprego em 2022

O Concurso INSS pretende preencher em 2022 10 mil vagas de emprego que estão em aberto desde a redução do número de funcionários que aconteceu em 2015. Os processos seletivos do órgão sempre são muito concorridos e aguardados.

Concurso INSS: Instituto pretende ofertar 10.000 vagas de emprego em 2022
Concurso INSS: Instituto pretende ofertar 10.000 vagas de emprego em 2022 (Imagem/Reprodução: Concursos Brasil)

Um dos concursos mais esperados pode finalmente acontecer em 2022, desde 2015 que o Instituto Nacional de Seguridade Social não realiza concurso público.

Naquela ocasião foram ofertadas 950 vagas. Agora, o número é bem maior devido ao tempo entre os dois processos seletivos, além da redução de funcionários que o UNSS sofreu em 2015.

“A estimativa é de que em 2021 seja concluído o dimensionamento e o planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo do INSS, o que permitirá a programação de concursos a partir de 2022. Não é possível, portanto, responder aos demais questionamentos”, afirmou a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps)

Concurso INSS pode estar próximo

Além da geração de emprego, o concurso deve fazer com que o número de mão de obra atuante dentro do INSS aumente, o que tem se mostrado extremamente importante.

Para se ter ideia, em fevereiro de 2019, onde 43.040 pedidos foram concedidos; em 2020 foram 40.739; enquanto que no mesmo período de 2021 o número cresceu para 59.917.

“Os dados evidenciam uma maior necessidade de mão-de-obra para oferecer esses serviços à população de maneira adequada”, comenta o coordenador de carreiras administrativas do AlfaCon Concursos, Vinicius Rodrigues.

É exatamente nesse ponto que o concurso deverá fazer o provimento de pessoas, uma vez que quanto maios a demanda de pedidos, é necessário mais gente para atender.

Vagas possíveis no concurso INSS

Até o momento não foram divulgadas informações quanto aos cargos que serão contemplados pelo processo seletivo. No entanto, um dado preliminar pode ser útil para  nos fazer ter uma ideia das vagas possivelmente ofertadas. Observe:

Em abril de 2021 o Instituto Nacional de Seguridade Social possuía um contingente de 23.467 cargos vagos; desse número pouco mais de 20 mil de técnicos, em que o requisito é possuir nível de ensino médio.

E os outros 2.378 de analistas, em que o requisito é possuir nível superior.

Esses cargos devem ser contemplados pela seleção, caso ela seja aprovada para acontecer em 2022.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.