Bradesco, Santander, BB, Caixa e Itaú funcionam no feriado de Corpus Christi?

Nesta quinta, 3, é feriado de Corpus Christi e as agências bancárias estarão fechadas em todo o Brasil. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as agências não abrem inclusive em capitais que anteciparam o feriado, como São Paulo. Saiba mais.

Bradesco, Santander, BB, Caixa e Itaú funcionam no feriado de Corpus Christi?
Bradesco, Santander, BB, Caixa e Itaú funcionam no feriado de Corpus Christi? (Foto: Montagem)

Pagamento de contas

Todas as contas que possuem data de vencimento para amanhã, 3, poderão ser pagas na sexta, 4, quando os bancos voltarem a funcionar, sem cobrança de multa. Isto é válido para as contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês.

A maior parte das contas já ajusta a data de vencimento automaticamente quando o vencimento cai em algum feriado nacional, estadual ou municipal.

Porém, se isto não acontecer, a dica é antecipar o pagamento, ou, em caso de boletos com código de barras, agendar o pagamento através dos canais digitais do seu banco. Como internet banking, caixas eletrônicos ou pelo aplicativo.

Boletos bancários que são cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Nos dias em que os bancos não tenham expediente, os usuários podem utilizar os caixas de autoatendimento.

Bem como os canais digitais e remotos, como internet e aplicativos. Porém, a recomendação é evitar ao máximo se dirigir a uma agência bancária.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão proveniente do latim que significa “corpo de Cristo”. A data é uma festa católica que comemora o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue.

Feriado nacional?

Corpus Christi é listado como feriado facultativo na lista anual do Ministério da Economia. Os municípios possuem autonomia pra definir se irão aderir ou não.

Caso decida aderir, as instituições de ensino ou empresas devem realizar acordos, para que haja compensação de horas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.