ENEM 2021 deve ocorrer em 21 e 28 de novembro; quando começam inscrições?

No último dia de maio, o Ministro da Educação usou uma rede social para confirmar a aplicação do ENEM 2021 ainda esse ano. Com a divulgação das datas o período de inscrição deve ser iniciado ainda em junho.

ENEM 2021 deve ocorrer em 21 e 28 de novembro; quando começam inscrições?
ENEM 2021 deve ocorrer em 21 e 28 de novembro; quando começam inscrições? (Imagem/Reprodução: Quero Bolsa)

Inicialmente especulava-se que o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 fosse aplicado apenas em 2022, principalmente por conta do orçamento reduzido e do tempo para organização da prova.

No entanto, Milton Ribeiro, Ministro da Educação, divulgou na última segunda-feira, 31, as datas das provas: 21 e 28 de novembro, dois domingos seguidos.

ENEM 2021 ainda esse ano

Diversas especulações davam a entender que a aplicação das provas seria apenas em 2022, com um calendário bem próximo ao exame de 2020.

No entanto, essas especulações geraram diversas reações negativas. Muitos estudantes temeram ser prejudicados por conta do calendário, já que algumas universidades não aderiram ao uso da nota do exame de 2020 por conta da data de aplicação dele.

No Twitter, Ribeiro afirmou que:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”.

Além disso, ele também afirmou que o período de inscrição no exame vai de 30 de junho a 14 de julho. O edital ainda deverá ser divulgado.

Lembrando que o período de solicitação de isenção e justificativa de ausência se encerrou na última sexta-feira.

Calendário do ENEM 2021

Confira baixo as datas já divulgadas pelo INEP e Ministério da Educação:

  • 9 de junho: Divulgação do resultado da justificativa de ausência e da lista de contemplados com a isenção;
  • 14 a 18 de junho: Período para recursos quanto a justificativa;
  • 25 de junho: Lista final das justificativas aceitas;
  • 30 de junho a 14 de julho: Período de inscrição;
  • 21 e 28 de novembro: Aplicação das provas do exame.

O valor da inscrição ainda não foi divulgado, em 2020 a taxa foi R$ 85. Mas é importante lembrar que mesmo quem for contemplado com a isenção terá que realizar a inscrição na Página do Participante.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.