Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória para 36 milhões de brasileiros

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória nesta semana. Os segurados previdenciários que estão com as renovações de seus cadastros em atraso desde março e abril de 2020 precisam ficar atentos ao novo cronograma de atualização. O procedimento, inicialmente suspenso pela pandemia, voltará a ser realizado, podendo resultar na suspensão dos benefícios.

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória para 36 milhões de brasileiros (Imagem: Google)
Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória para 36 milhões de brasileiros (Imagem: Google)

Depois de mais de um ano suspensa, a prova de vida do INSS voltará a ser obrigatória. A partir desta terça-feira (01), os segurados em atraso desde março e abril de 2020 são convocados para fazerem suas atualizações. De acordo com o novo cronograma, a previsão é de que todos estejam regularizados até dezembro deste ano.

Calendário da prova de vida do INSS

Prova de Vida INSS online: Passo a passo COMPLETO pelo aplicativo 'Meu INSS'

Como fazer minha prova de vida?

A realização do procedimento pode ser feita de duas formas. A primeira é presencialmente, sendo necessário comparecer até uma agencia bancária. Nesse caso, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovar os dados registrados no sistema do INSS.

Outra possibilidade é a prova de vida online, porém vem sendo realizada por grupos específicos. Por se tratar de um projeto piloto do INSS, ou seja, ainda em testes, ela só pode ser feita pelos segurados que foram convocados via SMS.

Nesse caso, é preciso instalar o aplicativo do Meu INSS e do Gov.Br e estar cadastrado em ambos. Uma vez conectado, é basta seguir o passo a passo exibido na tela para poder fazer todas as fotografias de seu rosto.

O usuário deve ainda anexar um documento oficial também com foto e validar o processo. Através do sistema de reconhecimento facial a prova de vida será efetivada.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile