Lista de documentos para matrícula nas vagas remanescentes do Prouni

Com o Prouni é possível conseguir uma bolsa de estudos em instituições particulares de nível superior de todo o Brasil. As bolsas são de 50% a 100%, e são destinadas aos estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades.

Lista de documentos para matrícula nas vagas remanescentes do Prouni
Lista de documentos para matrícula nas vagas remanescentes do Prouni (Imagem/Reprodução: Folhapress)

Todos os anos o Programa Universidade Para Todos realiza dois processos seletivos regulares, no início de cada semestre. E abre outro para as vagas remanescentes, ou seja, aquelas não preenchidas.

Documentos necessário para a matrícula do Prouni

O programa exige que os candidatos entreguem os seguintes documentos para a comprovação de informações e a realização da matrícula:

– Documento de identificação – são aceitos RG, CNH, Carteira Funcional, Identidade Militar, Registro Nacional de Estrangeiros, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

– Comprovante de Residência – contas de água, energia elétrica, gás, telefone, boleto bancário, fatura de cartão de crédito. Ou ainda, contrato de aluguel, demonstrativo do Imposto de Renda, declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social.

– Comprovante de Ensino Médio – documento que comprove a conclusão dos estudos de nível médio na rede pública ou como bolsista na rede particular. Comprovante de conclusão do ensino médio no exterior com a tradução do documento. Certificado do Encceja ou ENEM.

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 – Comprovante de Renda – os três ou seis últimos contracheques, declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, CTPS. Extratos bancários, declarações tributárias, guias de recolhimento ao INSS, Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

– Comprovante de professor da educação básica – documento que comprove que o profissional está em exercício do magistério em escola da rede pública.

Vale lembrar que essa lista serve para as vagas regulares e também para as remanescentes.

Presencialmente, os documentos devem ser apresentados em original e cópia. Mas por conta da pandemia, quando a instituição disponibilizar o envio virtual, basta que seja enviada a fotocópia do documento original.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.