Feriado de Corpus Christi é nacional? Saiba se seu estado vai aderir ou não

Na próxima quinta, 3, é comemorado o dia de Corpus Christi e diferente do que muitos acreditam, a data não é considerado feriado e sim, ponto facultativo. Alguns locais anteciparam a data na tentativa de conter o avanço da pandemia. 

Feriado de Corpus Christi é nacional? Saiba se seu estado vai aderir ou não
Feriado de Corpus Christi é nacional? Saiba se seu estado vai aderir ou não (Imagem: Divulgação/CUT)

Manter a data como ponto facultativo foi uma decisão divulgada pelo Ministério da Economia, através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro do ano passado. No documento é listado também os demais feriados nacionais do ano.

O ministério recomenda que as datas sejam obedecidas pelos órgãos da administração púbica federal, sem prejudicar a prestação de serviços para a população. As cidades e empregadores podem optar por aderir ou não ao feriado.

Corpus Christi 

Corpus Christi é uma expressão proveniente do latim que significa “corpo de Cristo”. A data é uma festa católica que comemora o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue.

Feriado nacional?

Corpus Christi é listado como feriado facultativo na lista anual do Ministério da Economia. Os municípios possuem autonomia pra definir se irão aderir ou não. Caso decida aderir, as instituições de ensino ou empresas devem realizar acordos, para que haja compensação de horas.

Onde é feriado 

Na Capital São Paulo, o Corpus Christi não será feriado nem neste ano e nem em 2022.

Isto porque, a Prefeitura resolveu antecipar os dois feriados para os dias 26 e 29 de março deste ano, como forma de evitar os contágios pelo coronavírus. 

Em Vitória, no Espírito Santo, o feriado foi adiantado para 30 de março. E no Piauí para 26 de março. 

A data é feriado municipal nas capitais:

 Feriados Nacionais de 2021

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile