Saque emergencial do FGTS fica ameaçado sem recursos disponíveis em caixa

No ano passado, o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi lançado para ajudar os trabalhadores, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Em 2021, existiam grandes especulações de uma rodada extra.

Saque emergencial do FGTS fica ameaçado sem recursos disponíveis em caixa
Saque emergencial do FGTS fica ameaçado sem recursos disponíveis em caixa (Foto: FDR)

Em 2020, os trabalhadores que tinham saldo em sua conta do FGTS poderiam retirar até R$1.045, valor do salário mínimo no ano passado. A medida era válida para valores vindos de contas ativas e inativas, ou seja, do emprego atual ou de empregos anteriores.

Saque emergencial do FGTS em 2021

O país ainda está enfrentando a pandemia do novo coronavírus em sua segunda onda, com mais problemas que no ano passado. 

Por conta disso, é preciso adotar medidas mais restritivas e severas para frear a contaminação

Os trabalhadores esperam que o saque emergencial do FGTS também seja liberado. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou que o país possui um pacote de medidas para a contenção da pandemia. Entre as medidas a possibilidade é que houvesse uma nova liberação do saque.

De acordo com os técnicos da equipe econômica do governo, uma nova liberação do saldo do Fundo de Garantia não afetaria as reservas. Porém, mesmo falando sobre o pacote de medidas, o governo não mencionou o saque emergencial.

Embora tenha afirmado que seria possível pagar uma nova rodada do saque sem prejudicar o fundo, membros da equipe econômica afirmaram que, neste momento, é melhor aguardar a recuperação das contas para depois utilizar o recursos.

Por isso, quem estava contando com essa opção de recebimento pode se decepcionar. Já que as chances da liberação acontecer são mínimas.

FGTS

O FGTS é um fundo criado pelo governo federal, com a intenção de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador brasileiro.

Esse dinheiro é depositado mensalmente pela empresa em que o trabalhador está empregado e equivale a 8% do salário.

Esse valor não pode ser descontado do trabalhador. Recebem o benefício aqueles que são demitidos sem justa causa, por meio de conta ativa, do emprego atual ou inativa, de empregos anteriores.

Posso consultar quanto tenho de dinheiro?

Os trabalhadores que têm dúvidas sobre qual o valor disponível no fundo de garantia e quando ele vai poder ser sacado podem fazer a consulta em:

  • O site da Caixa 
  • O aplicativo FGTS 
  • Pelo telefone 111, na opção 2.

Como solicitar o saque do FGTS?

Para solicitar o saque é preciso:

  • Acessar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS 
  • Selecionar a opção “Saque Emergencial FGTS” 
  • Clicar no botão “Solicitar saque”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!