Errou no Imposto de Renda? Declaração retificadora tira você da malha fina

Alguns contribuintes que possuem dificuldades no uso do programa da Receita Federal. E por isso, acabam cometendo erros ou até fornecendo informações incompletas no momento de realizar a declaração de Imposto de Renda.

Errou no Imposto de Renda? Declaração retificadora tira você da malha fina
Errou no Imposto de Renda? Declaração retificadora tira você da malha fina (Foto: FDR)

Os contribuintes que acabam caindo na malha fina, são por conta da sua declaração ter inconsistência como erros de digitação e até omissão de informações.

Isso faz com que o contribuinte tenha que retificar a sua declaração para saber se vai restituir ou pagar algo para a Receita. E claro, para evitar consequências mais graves.  

A correção é feita no mesmo programa da Receita em que a declaração já foi enviada.

O que é a retificação do IRPF

É a possibilidade do contribuinte corrigir os erros cometidos depois de ter enviado a declaração para a Receita.

De acordo com a explicação da Receita Federal: “A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente e, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso”.

Como corrigir no programa?

Como corrigir no site da Receita Federal 

No site é necessário acessar o sistema de atendimento digital, para isso é necessário um código de acesso e senha, que deve ser criada no site.

YouTube video player
Sair da versão mobile