Dicas para evitar golpes e clonagem do seu cartão de crédito nas compras online

Desde que foi inventado o cartão de crédito existe a possibilidade do cartão ser clonado. Mesmo com a possibilidade de ter cartões mais seguros, não há uma garantia de 100% de garantia de que os dados não sejam roubados. 

Dicas para evitar golpes e clonagem do seu cartão de crédito nas compras online
Dicas para evitar golpes e clonagem do seu cartão de crédito nas compras online (Imagem: Pixabay)

Como acontece a clonagem de cartão?

Quando um cartão é clonado todos os dados presentes no cartão são transferidos para outro. Com isso, é possível que outras pessoas façam compras em seu nome e use os seus dados e outras informações bancárias.

Apesar disso, a maior parte dos cartões brasileiros possuírem chip, que reduz bastante o número de fraudes por dificultar a cópia desses dados.

Os criminosos deixam de insistir nessa clonagem física por meio de leitores alterados implantados em caixas eletrônicos e máquinas de pagamentos, para atracar online em sites ou aplicativo.

Sendo assim, a clonagem de cartão de crédito acontece de forma rápida, fácil e mais inocente do que o cliente possa imaginar.

Além disso, caso o cartão não possua chip é mais fácil de clonar uma vez ele pode ser clonado em caixas eletrônicos de bancos ou 24 horas. 

Para isso, é necessário ter um leitor adulterado e uma cópia da trilha magnética que fica atrás do cartão.

Os cartões com chip são mais difíceis de serem clonados em locais físicos, mas há criminosos que instalam um sistema em máquinas de pagamento que conseguem copiar as informações.

Dicas para não cair em golpes

Os clientes conseguem se proteger do golpe do cartão clonado tomando alguns cuidados no dia a dia.

Um dos primeiros cuidados é usar um cartão virtual para fazer compras online tanto em sites quanto em aplicativos. Ele é como um “espelho” do cartão físico, mas tem numeração e data de validade diferentes.

Assim, os seus dados ficam protegidos e você evita a dor de cabeça de sofrer com a clonagem de cartão.

Uma outra dica é redobrar a atenção com links que são recebidos por e-mail e SMS. Pode parecer uma promoção incrível, mas não caia na tentação de clicar no que desconhece. 

Busque sempre comprar na loja, por meio da internet e procure as ofertas direto no site da empresa.

Se for fazer uma compra pela primeira vez em um site ou aplicativo que não conhece, faça uma pesquisa prévia sobre a reputação da marca em sites como o Reclame Aqui.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.