Veja opção para receber restituição do IRPF sem ser incluso no 1º lote

Os contribuintes que precisarem do dinheiro da restituição do IRPF mais rápido, podem fazer a antecipação do valor em alguns bancos como Caixa Econômica, o Banco do Brasil e o Santander.

Veja opção para receber restituição do IRPF sem ser incluso no 1º lote
Veja opção para receber restituição do IRPF sem ser incluso no 1º lote (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Antecipação da restituição do IRPF na Caixa

A Caixa Econômica está ofertando a função de crédito para seus clientes em busca da antecipação do IRPF.

O empréstimo pode ser solicitado por quem já é cliente da instituição, que tenha direito a restituição no ano em que pedir a antecipação. E que em sua declaração, tenha indicado uma conta da Caixa para receber os valores da restituição.

Uma das vantagens da linha de crédito da Caixa é que o correntista pode contar com o vencimento do pagamento que segue a data em que a restituição do IR for depositada pela Receita Federal. As taxas são competitivas e alinhadas ao mercado.

O banco não exige uma avaliação para liberar a antecipação. O valor cairá de forma automática na conta do cliente da Caixa. O crédito é estabelecido em 75% em cima da quantia da restituição. E o pedido pode ser realizado nas agências do Caixa.

Banco do Brasil

Já no Banco do Brasil, o cliente pode solicitar até 100% do valor da restituição do IR, limitado a R$20 mil. O dinheiro é depositado na data do vencimento final do contrato ou no dia do vencimento da restituição.

Para efetivar a função crédito do Bando do Brasil, é preciso indicar uma conta da instituição para receber a restituição na declaração do Imposto de Renda.

Os interessados na antecipação devem fazer a solicitação no aplicativo do BB. Quem preferir também pode fazer o pedido pela internet, caixas eletrônicos, correspondentes e agências.

Santander

Por fim, no Santander, a antecipação não tem cobrança de tarifas, somente as taxas comuns de juros, que geralmente são uma das melhores do mercado. O interessado pode antecipar até 100% da quantia de restituição do IR.

Ao ser liberado, o valor é depositado diretamente na conta do cliente. No Santander os clientes enfrentam menos burocracias neste processo.

Ressaltamos que o empréstimo fica disponível para os clientes que indicaram uma conta do Santander para o crédito na declaração do IRPF.

O pedido de antecipação pode ser realizado pelo internet banking, aplicativo Santander, caixas eletrônicos, central de atendimento ou agência Santander.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.