A nota dos treineiros e o espelho da redação do Enem 2020 serão divulgados hoje, 28 de maio. O resultado da redação foi divulgado no dia 29 de março, hoje, porém, o objetivo é apenas os candidatos conferiram à correção apenas para fins pedagógicos.
Nota dos treineiros
Todos os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 apenas para treinar seus conhecimentos e habilidades terão acesso ao resultado do seu desempenho hoje, 28 de maio de 2021.
O público que realiza à prova apenas para treinar, mais conhecidos como treineiros, são estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio. A grande maioria estão cursando o 1º ou o 2º ano, ainda.
Lembrando que eles não podem utilizar à sua nota do Enem para ingressar nas universidades ou participar de algum programa de bolsas de estudos, como: ProUni, Sisu ou Fies, pois, o intuito de realizar o exame foi apenas para treinar.
O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar os resultados na Página do Participante.
Espelho da redação
O espelho da redação dos candidatos que realizaram o Enem 2020 também será divulgado hoje, 28. Todos os participantes puderam conferir o resultado da redação no dia 28 de março, no resultado oficial do exame.
No entanto, o espelho da redação serve apenas para os candidatos conferirem os seus erros pedagógicos e, também, os pontos relevantes que fizeram-no perder ou ganhar pontos.
O Inep contrata, anualmente, 4 mil profissionais para corrigir à redação. Cada redação passa pela avaliação de dois corretores diferentes, atribuindo uma nota de 0 a 200 pontos.
À nota final é atribuída pela média aritmética da pontuação dada pelos corretores, caso haja uma diferença muito grande da nota de um para outro, à redação é avaliada por um outro profissional, podendo chegar a ser corrigida por até 4 avaliadores.
Os critérios usados para atribuir à nota são:
- Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação;
- Seleção e organização das informações;
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.