Conta PJ: Por que é importante separar seus gastos da sua empresa?

Ao abrir um negócio, muitos empreendedores devem se questionar se é necessário abrir uma conta PJ, ou seja, conta pessoa jurídica. A principal função desta conta é separar os gastos pessoais do empreendedor dos gastos da empresa. Nesta matéria você vai saber detalhes sobre o assunto e tirar suas dúvidas.

Conta PJ: Por que é importante separar seus gastos da sua empresa?
Conta PJ: Por que é importante separar seus gastos da sua empresa? (Imagem: Azulis)

Conta PJ: O que é?

É uma conta corrente voltada para empresas. A identidade deste tipo de conta deixa de ser o CPF e vira CNPJ. Uma empresa está sujeita a impostos e encargos muito particulares de cada negócio, por isso, a conta PJ se torna ainda mais necessária.

A conta pode ser aberta pelos sócios ou pelos representantes legais da empresa e só pode ser movimentada por pessoas devidamente autorizadas. A escolha destas pessoas pode ser feita no momento de abertura da conta ou posteriormente.

Vantagens da conta PJ

A conta possui vantagens importantes para os empreendedores. A principal é separar o patrimônio pessoal do empreendedor com o da empresa.

A conta PJ evita sobretudo, possíveis dores de cabeça em sua prestação de contas ao governo, deixando de forma clara, quais são as despesas jurídicas e físicas.

Ter uma conta PJ permite ainda fazer e conciliar diferentes operações, pois a conta está diretamente conectada a estrutura contábil.

A conta PJ possibilita também receber pagamentos de produtos e serviços de forma mais fácil e rápida.

A conta aumenta sua linha de crédito no mercado e será possível fazer renegociações com taxas menores. Com tudo isso, a conta PJ começa a fazer sentido não é verdade?.

Abrir uma conta PJ logo de início?

Na conta da empresa serão lançados todos os pagamentos, receitas e movimentações. No extrato da pessoa jurídica constará todos os documentos sobre os gastos e receitas diárias. A contabilidade da empresa recebe também todos os meses estas informações.

Com tudo isso, a recomendação é que a conta PJ seja aberta logo no início do novo negócio. Esta ação vai deixar a escrituração contábil dentro da lei e o empreendedor além de se beneficiar dos vantagens oferecidas, não correrá o risco de misturar os patrimônios.

Existem muitas outras vantagens de ter uma conta PJ para sua empresa. Então quando decidir abrir um novo negócio, já abra sua conta evite problemas posteriores.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.