Governo de SP divulga calendário de vacina para pessoas a partir de 45 anos

No mês de agosto o Estado de São Paulo (SP) dará início à aplicação da vacina contra a Covid-19 em adultos na faixa etária de 45 a 54 anos de idade, sem comorbidades. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira, 26. 

Governo de SP divulga calendário de vacina para pessoas a partir de 45 anos
Governo de SP divulga calendário de vacina para pessoas a partir de 45 anos (Imagem: Reprodução / Estadão)

Neste mês de junho, o Governo de São Paulo pretende concluir a vacinação de pessoas com comorbidades de todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos de idade.

No dia 1º de julho deve começar a imunização de pessoas com idade entre 55 a 59 anos, que deve ser concluída até o dia 20 do mesmo mês.

Também em julho, a vacina contra a Covid-19 será aplicada nos profissionais da educação com idade entre 18 a 46 anos, mais precisamente, a partir do dia 21 de julho. Um apanhado geral apontou que o Estado de São Paulo já aplicou a primeira dose do imunizante em 16.365.238 paulistas. 

O anúncio feito esta semana assegura que a vacina contra a Covid-19 seja destinada aos adultos na faixa etária de 50 a 54 anos entre 2 a 16 agosto.

Do dia 17 de agosto em diante, a imunização contemplará o grupo com idade entre 45 a 49 anos. No geral, ambos os grupos são compostos por 3,6 milhões de paulistas que devem receber as duas doses da vacina.

Na oportunidade, o governador João Doria disse que o Estado de São Paulo também destinará doses da vacina contra a Covid-19 para os profissionais aeroviários.

Este grupo começará a ser imunizado na próxima sexta-feira, 28, incluindo os funcionários dos aeroportos de Congonhas situado na capital, Cumbica localizado em Guarulhos e Viracopos em Campinas. 

Por fim, os funcionários de portuários começarão a ser vacinados no dia 1º de junho, próxima terça-feira. No total, a soma de funcionários dos portos e aeroportos resulta em um total de 40 mil pessoas, conforme apurado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em meio aos anúncios sobre os novos grupos incluídos na campanha de vacinação contra a Covid-19, João Doria também informou sobre a decisão de suspender a flexibilização nas medidas restritivas em combate à Covid-19. 

A expectativa era para que a flexibilização se iniciasse a partir do mês de junho. No entanto, o crescimento nos registros de casos de infecção pela doença nas últimas semanas foi o motivo que alterou o cenário.

Apesar da atualização no calendário de vacinação, o ritmo de aplicação da vacina contra a Covid-19 caiu nos últimos dias, sobretudo, no que se refere à segunda dose do imunizante. Tal fato, junto ao aumento nos casos da doença, colocam SP em um novo patamar com um possível agravo na pandemia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.