O Estado do Rio de Janeiro estabeleceu um novo calendário de vacinação da Covid-19, previsto para iniciar no mês de junho, próxima terça-feira (1°). O objetivo dessa mudança é padronizar a imunização de todos os novos grupos contemplados após os idosos. Além de garantir aos cariocas quando poderão ser imunizados.
A medida se trata de uma iniciativa entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite, devidamente publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira, 26.
A previsão é para que os adultos com idade entre 55 a 59 anos integrem o novo grupo prioritário elaborado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), elaborado pelo Ministério da Saúde.
A pasta ainda ressaltou sobre a necessidade de ampliar a vacinação da Covid-19 para a população carioca, utilizando 20% das doses da vacina da Covid-19 em grupos especiais.
“As vacinas vêm sendo disponibilizadas de forma gradativa e sem uma regularidade de volume de doses pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS), em função da escassez do produto no mercado internacional”, diz a deliberação publicada no Diário Oficial.
Nesta quarta-feira, 26, o Estado do Rio de Janeiro deu início à imunização do grupo composto por adultos com idade entre 29 e 30 anos, que deve ser concluída ainda neste mês de maio.
Calendário de vacinação no Rio de Janeiro
Contudo o calendário atualizado e unificado, irá concentrar a vacinação da Covid-19 da seguinte forma:
Junho
- Comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades;
- Pessoas em situação de rua;
- Grupos especiais;
- Adultos com idade entre 55 a 59 anos.
Julho
- Adultos com idade entre 45 a 54 anos.
Agosto
- Adultos com idade entre 35 a 44 anos.
Setembro
- Adultos com idade entre 25 a 34 anos.
Outubro
- Adultos com idade entre 18 a 24 anos.
Para o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a unificação do calendário de vacinação da Covid-19 é extremamente importante. Tendo em vista que 92 municípios cariocas seguirão o plano de imunização do Estado do Rio de Janeiro.
Ele explicou que se trata de um calendário misto que, gradativamente irá promover a imunização de adultos conforme a faixa etária decrescente, garantindo a inclusão de alguns grupos essenciais determinados no PNI.
Vale ressaltar que a elaboração do calendário está diretamente relacionado ao envio de novos lotes contendo doses da vacina da Covid-19 pelo Ministério da Saúde.
A primeira etapa do novo calendário de vacinação da Covid-19 do Rio de Janeiro seguirá a ordem estabelecida pelo plano nacional, com o objetivo de concluir a imunização de pessoas com comorbidades para dar sequência aos demais adultos. As comorbidades que dão direito à vacinação são as seguintes:
- Doenças causadoras de imunossupressão: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Cushing, espondilite anquilosante e outras;
- Doenças cardiovasculares: arritmia cardíaca, cardiopatia hipertensiva, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita;
- Doenças pulmonares: fibrose cística, hipertensão pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema, asma;
- Síndromes coronarianas: angina instável, infarto agudo do miocárdio;
- Valvulopatias: aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide;
- Miocardiopatias e pericardiopatias: doenças que atingem o miocárdio e o pericárdio;
- Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Diabetes mellitus;
- Hipertensão arterial;
- Doenças cerebrovasculares: acidente vascular cerebral;
- Doença renal crônica;
- Transplantados;
- HIV;
- Doenças reumáticas;
- Câncer;
- Anemia falciforme e talassemia maior;
- Cirrose hepática;
- Obesidade mórbida.