Inscreva-se na Nota Legal do Maranhão e garanta 10% de desconto no IPVA

Na próxima segunda, 31, termina o prazo para os contribuintes do Maranhão aproveitarem o desconto de 10% no valor do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) através do Nota Legal. Saiba mais.

Inscreva-se na Nota Legal do Maranhão e garanta 10% de desconto no IPVA
Inscreva-se na Nota Legal do Maranhão e garanta 10% de desconto no IPVA (Imagem FDR)

Após este dia, o IPVA poderá ser pago sem desconto e em cota única, ou parcelado em até três vezes.

Esta é a segunda prorrogação no prazo de pagamento do tributo promovido pelo Governo do Maranhão para que a população pudesse pagar o IPVA de uma forma mais flexível. Tudo, em decorrência dos impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus no estado.

Quem optar pelo pagamento parcelado deve quitar as cotas em ordem crescente, de maneira que o pagamento da segunda parcela fique condicionada ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

Se o contribuinte pagar as parcelas fora do prazo, o valor poderá ser acrescido de muitas e juros moratórios que serão calculados a partir do vencimento das mesmas.

Como consultar o IPVA 2021

Para consultar os valores do IPVA 2021 e emitir o Dare (Documento de Arrecadação) para pagamento, é preciso acessar o portal da Sefaz e clicar na página “IPVA”. Também é possível acessar o site do Detran, no menu “Licenciamento 2021”.

Os contribuintes que optarem por pagar parcelado, o farão de acordo com o número final da placa do veículo, seguindo a tabela que pode ser consultada no site da Secretaria da Fazenda.

Para gerar o boleto do IPVA é preciso informar o Renavam e clicar em consultar. Agora é só imprimir o boleto e pagar no Banco do Brasil, Bradesco, ou Caixa Econômica até a data de vencimento de cada parcela.

Como usar o crédito do Nota Legal

Os consumidores que estiverem cadastrados no Programa Nota Legal e que possuem créditos, podem utilizá-los para abater o valor do IPVA.

Para usar os créditos é preciso acessar o site do Nota Legal e ir na opção “Acessar Sistema”. Agora informe o seu CPF e senha de acesso. Siga o passo a passo orientado na própria página para inscrever o seu IPVA no sistema.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.