Restituição do IR 2021: Como consultar o lote de pagamento da Receita Federal?

Foi liberado na última segunda-feira, 24, a consulta ao primeiro lote da restituição do IR 2021. Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal para conferir se a declaração do Imposto de Renda foi liberada. 

Restituição do IR 2021: Como consultar o lote de pagamento da Receita Federal?
Restituição do IR 2021: Como consultar o lote de pagamento da Receita Federal? (Imagem: FDR)

Após acessar o portal, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar Restituição”. O procedimento também permite a verificação sobre possíveis pendências capazes de travar a restituição, é o caso da malha fina. 

Na circunstância de qualquer inconsistência identificada, basta que o contribuinte envie uma declaração retificadora, com o objetivo de corrigir as pendências. Vale mencionar que pelo aplicativo do Meu Imposto de Renda também é possível consultar antigas declarações do IR.

Enquanto isso, a Receita Federal decidiu manter o calendário de pagamentos dos lotes de restituição do IR, mesmo diante da prorrogação no prazo para o envio da declaração do imposto.

Desta forma, nota-se que a liberação dos lotes de restituição acontecerá durante o envio das declarações, enquanto a data do crédito foi alterada para o último dia útil do mês.

Calendário de pagamentos da restituição do IR 2021

Ressaltando que a restituição do IR será paga através de cinco lotes, seguindo o mesmo padrão do Imposto de Renda de 2020. Observe o calendário a seguir:

  • 1º lote: 31 de maio 
  • 2º lote: 30 de junho 
  • 3º lote: 30 de julho 
  • 4º lote: 31 de agosto 
  • 5º lote: 30 de setembro

A previsão apresentada pela Receita Federal visa concluir os pagamentos da restituição do IR até o mês de setembro.

“Esse é o maior lote já pago pela Receita Federal, tanto em valor quanto em quantidade de contemplados. O crédito bancário para 3.446.038 contribuintes será feito em 31 de maio, totalizando o valor de R$ 6 bilhões”, disse o órgão em nota. 

É preciso mencionar que nem todos os contribuintes têm direito ao primeiro lote da restituição do IR. Isso porque, a primeira fase é destinada a um grupo específico com a seguinte composição:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave – como Parkinson e cardiopatia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Na oportunidade, a Receita Federal informou que cerca de 263.914 contribuintes não prioritários receberão o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda.

Para isso, é preciso que tenham enviado corretamente as declarações referentes a exercícios anteriores, como do ano de 2019, por exemplo, até o dia 28 de fevereiro de 2021.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.