Banco PAN e GuiaBolso antecipam uso do sistema Open Banking no Brasil

O Banco PAN e Guiabolso firmaram uma parceria para antecipar a seus clientes a operação da segunda fase do Open Banking. Esta fase será obrigatória a partir de julho deste ano. Esta parceria permitirá que o cliente compartilhe com o PAN as respectivas informações com outras instituições.

Banco PAN e GuiaBolso antecipam uso do sistema Open Banking no Brasil
Banco PAN e GuiaBolso antecipam uso do sistema Open Banking no Brasil (Imagem: Divulgação/Banco PAN)

De acordo com a instituição financeira, a iniciativa antecipará os efeitos da segunda fase do Open Banking. A ação foi possível mediante a tecnologia desenvolvida pelo Guiabolso.

Segundo o Banco Central, na fase atual, os bancos devem proporcionar transparência para o custo de produtos e serviços. Na segunda fase, prevista para acontecer em julho, os dados dos correntistas precisam ser trocados entre as instituições.

Cabe ressaltar que os procedimentos acontecem mediante o consentimento do cliente. Com esta autorização antecipada, o Banco PAN poderá avaliar os dados bancários das contas dos usuários em outras instituições financeiras. Com isso, o cliente terá o pedido de crédito analisado.

Se a solicitação for aprovada, a pessoa poderá obter melhores produtos ou melhores condições nos serviços já utilizados na instituição financeira. Esta parceria anunciada visa buscar previamente os dados de clientes para realizar ofertas personalizadas, com destaque nas linhas de crédito.

Todos os dados compartilhados serão armazenados em um ambiente seguro. Estas informações seguirão as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mediante um processo totalmente gratuito para o cliente.

Parceria do Banco PAN e Guiabolso visa testar a receptividade com o público

Por meio desta iniciativa, o superintendente de open banking do PAN, Luiz Krempel, afirma, em nota, que a instituição busca testar a receptividade e abordagem com o público.

Ele acredita que o projeto potencializará ainda mais a capacidade de oferta do banco — para quando o compartilhamento de dados estiver totalmente no ar.

Em entrevista exclusiva à Exame Invest, Luiz Krempel indicou que o banco já quer estar preparado para a mudança no mercado, que acontecerá a partir do segundo semestre.

O Banco PAN possui foco no crédito e serviços financeiros para as classes C, D e E. O Guiabolso atua como uma plataforma de soluções financeiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.