- Todos os Estados do Brasil estão aplicando a vacina da COVID nos seus moradores desde janeiro deste ano;
- A aplicação da vacina da COVID ocorre com base na orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI);
- Porém, cada município e Estado pode desenvolver o Plano de vacinação, com base no perfil da região;
Todos os estados do Brasil estão aplicando a vacina da COVID nos seus moradores desde janeiro deste ano. Porém, cada local está em uma fase distinta, tendo algumas mais avançadas do que outras.
O Brasil está usando três vacinas para a imunização da população, são elas: vacina da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. Cada Estado está recebendo do Ministério da Saúde as doses, de acordo com o quantitativo de habitantes.
Sendo assim, os Estados também estão repassando para os seus municípios, com base na mesma seleção. Já a aplicação da vacina da COVID ocorre com base na orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Porém, cada município e Estado pode desenvolver o Plano de vacinação, com base no perfil da região. O que não pode acontecer é colocar um dos grupos considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários abaixo de outros.
Dessa maneira, todos os Estados iniciaram a aplicação da vacina da COVID nos idosos, de forma decrescente até os 60 anos. Além disso, também foram imunizados os profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate ao Coronavírus.
Atualmente, a maior parte dos municípios brasileiros está aplicando a vacina da COVID nas pessoas com comorbidades e deficiências permanentes. Sendo assim, estão tendo como base a lista de comorbidades prioritárias divulgadas pelo Ministério da Saúde, são elas:
- Anemia falciforme;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto:;
- Cirrose hepática;
- Cor-pulmonale;
- Diabetes mellitus;
- Dispositivos cardíacos implantados;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Hipertensão Arterial;
- Hipertensão pulmonar;
- Insuficiência cardíaca;
- Miocardiopatias;
- Obesidade mórbida;
- Pericardiopatias;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Próteses valvares;
- Síndrome de Down;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias.
Aplicação da vacina da COVID em Manaus
O município está aplicando as doses do imunizante nos profissionais da educação. Sendo assim, contempla os professores e os demais servidores que atuam no ensino, como diretores, faxineiros e merendeiras.
A vacinação desse grupo teve início na última quarta-feira (19). Até o momento já foram vacinados mais de 11 mil trabalhadores da educação. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus é imunizar 15,161 profissionais do ensino básico e 9.076 do ensino superior.
Até o sábado (22), foram vacinados os trabalhadores de educação do ensino básico municipal e estadual. Com isso, nesta segunda-feira (24), começou a serem imunizados os profissionais da rede privada.
Na terça-feira (25), a expectativa é aplicar a primeira dose os do ensino superior das redes estadual, federal e particular.
Para receber a 1ª dose da vacina da COVID é necessário realizar o agendamento no site Imuniza Manaus. Após isso, basta o cidadão conferir na plataforma o dia, local e horário que deve comparecer para receber o imunizante.
O município de Manaus informa que está aplicando as doses em pontos estratégicos de vacinação da prefeitura, que funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h. Para ser vacinado é preciso apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação original com foto;
- CPF;
- Comprovante de vínculo com a escola (original e cópia);
- Contracheque ou carteira de trabalho para os servidores contratados diretamente; ou
- Declaração de vínculo assinada pelo gestor do estabelecimento de ensino, no caso dos que são funcionários terceirizados.
Aplicação da vacina da COVID do Rio de Janeiro
A capital carioca iniciou nesta segunda-feira (24) a aplicação da primeira dose da vacina da Covid-19 nos profissionais da educação com 49 anos ou mais. Estão sendo imunizados os trabalhadores da rede pública e privada.
É importante lembrar que a aplicação do imunizante para esses profissionais já havia sido iniciada no dia 26 de abril. Porém, no dia 07 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) exigiu a suspensão alegando que a vacinação do grupo está em desacordo com o que está determinado no PNI.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os profissionais da educação da rede pública acima de 50 anos já receberam a primeira dose. Para receber a dose da vacina da CovAid-19 é necessário comprovar a atividade, por meio de contracheque ou declaração comprovando o vínculo empregatício. A cada dia será imunizado um grupo diferente:
- Segunda-feira (24): profissionais de educação com 49 anos ou mais;
- Terça-feira (25): profissionais de educação com 48 anos ou mais;
- Quarta-feira (26): profissionais de educação com 47 anos ou mais;
- Quinta-feira (27): profissionais de educação com 46 anos ou mais;
- Sexta-feira (28): profissionais de educação com 45 anos ou mais.
A capital também deu início à vacinação das pessoas em situação de rua, a população privada de liberdade e os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade. Além disso, a imunização das pessoas com comorbidades e deficiências permanentes continua até o próximo sábado (29).
Aplicação da vacina da COVID em Maceió
A capital de Alagoas deu início nesta segunda-feira (24) a vacinação de pessoas com 59 anos sem comorbidades. Porém, esses serão separados por ordem alfabética. Dessa maneira, hoje recebe a dose aqueles que seu nome iniciam com as letras de A a L.
Amanhã, terça-feira (25), receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 os moradores que tiverem o novo iniciado com as letras de M a Z. A vacinação, nos dias, acontecerá das 9h às 16h.