Novas parcelas do auxílio emergencial devem ser turbinadas para 2021

Governo federal deve estender e aumentar parcelas do auxílio emergencial ainda em 2021. De acordo com fontes internas, o Congresso Nacional vem trabalhando para manter o coronavoucher no segundo semestre. A pauta em circulação avalia ainda uma turbinada nas mensalidades, resultando no adiamento da reformulação do Bolsa Família.

Novas parcelas do auxílio emergencial devem ser turbinadas para 2021 (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Novas parcelas do auxílio emergencial devem ser turbinadas para 2021 (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Aprovar uma rodada do auxílio emergencial em 2021 não foi fácil, mas parece que haverá uma segunda extensão do projeto. Sob pressão no Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro deve estudar as possibilidades de manter o benefício em circulação e até mesmo aumentar o seu valor.

Até o momento não foram anunciadas propostas no que diz respeito a quantia, mas espera-se que o auxílio perdure até meados de outubro e novembro. A justificativa para tal medida está relacionada as pesquisas que revelam que por meio dele 24% da reprovação do gestor teria caído.

Reformulação do Bolsa Família e campanha para 2022

Segundo cientistas e analistas políticos, o interesse de Bolsonaro em manter o auxílio emergencial e anunciar mudanças positivas pelo Bolsa Família está ligado a eleição de 2022.

Com boatos de que o ex presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, será seu maior concorrente, o atual chefe de estado vem reforçando sua agenda social.

É válido ressaltar que na eleição de 2018, parte significativa do eleitorado que não aprovou Bolsonaro estavam vinculados a projetos sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Farmácia Popular, entre outros. Sendo estes conhecidos pela implementação e ampliação na gestão de Lula.

Diante do atual cenário político, espera-se que Bolsonaro lance uma série de propostas para os brasileiros de baixa renda que estejam registrados no Cadastro Único. Assim, estaria estreitando seus laços políticos e reduzindo os riscos de uma possível derrota nas eleições para presidente em 2022.

Na contrapartida, Lula vem se preocupando em reforçar suas alianças políticas e partidárias. Com uma agenda lotada de encontros com parlamentares e demais personas de relevância no cenário nacional, o ex presidente já mostrou contar com o apoio do também já presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), e do candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.