Saque emergencial do FGTS 2021: Quais as chances de uma nova liberação?

No ano passado, o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi lançado para ajudar os trabalhadores, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Em 2021 existiam grandes especulações de uma rodada extra. 

Saque emergencial do FGTS 2021: Quais as chances de uma nova liberação?
Saque emergencial do FGTS 2021: Quais as chances de uma nova liberação? (Foto: Montagem/FDR)

Os trabalhadores que tinham saldo em sua conta do FGTS poderiam retirar até R$1.045, valor do salário mínimo no ano passado. Valores vindo de contas ativas e inativas, ou seja, do emprego atual ou de empregos anteriores.

Neste ano de 2021, o saque emergencial do benefício é uma das medidas que estão previstas pelo governo, desde o ano passado. Isso, quando o mesmo até montou um plano de contingência, caso o Brasil fosse enfrentar uma segunda onda da pandemia. 

Por conta de atrasos na liberação das medidas, a expectativa é que até o final do mês de junho seja liberado uma rodada extra do saque emergencial para os trabalhadores.

A previsão é que o saque funcione no mesmo modelo do ano passado, que permitia que os trabalhadores possam receber até um salário mínimo em contas ativas e inativas do fundo.

Ainda de acordo com técnicos da equipe econômica, o governo possui margem de recursos suficientes para que seja possível realizar mais uma rodada de retiradas do dinheiro do fundo neste ano. Essa medida não irá comprometer a sustentabilidade do fundo. 

FGTS

O FGTS é um fundo criado pelo governo federal, com a intenção de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador brasileiro.

Esse dinheiro é depositado mensalmente pela empresa em que o trabalhador está empregado e equivale a 8% do salário.

Esse valor não pode ser descontado do trabalhador. Recebem o benefício aqueles que são demitidos sem justa causa, por meio de conta ativa, do emprego atual ou inativa, de empregos anteriores.

Posso consultar quanto tenho de dinheiro?

Os trabalhadores que têm dúvidas sobre qual o valor disponível no fundo de garantia e quando ele vai poder ser sacado podem fazer a consulta em:

  • O site da Caixa 
  • O aplicativo FGTS 
  • Pelo telefone 111, na opção 2.

Como solicitar o saque do FGTS?

Para solicitar o saque é preciso:

  • Acessar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS 
  • Selecionar a opção “Saque Emergencial FGTS” 
  • Clicar no botão “Solicitar saque”