Como gerar QR Code no PIX Cobrança? Passo a passo aqui

Desde o dia 14 de maio, o PIX Cobrança está disponível para os usuários de todo o país. Esse novo serviço vai permitir que seja realizado um pagamento usando o Pix em uma data futura, ou seja, pagamento com data de vencimento.

Como gerar QR Code no PIX Cobrança? Passo a passo aqui
Como gerar QR Code no PIX Cobrança? Passo a passo aqui (Foto: Divulgação/ Jovem Pan)

Essa proposta é uma forma de pagamento mais segura, competitiva e rápida. Uma das funcionalidades já conhecidas no Pix, permite que sejam realizadas transferências e pagamentos em até dez segundos. 

As transações podem acontecer 24 horas por dia e em todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados. 

Como funciona o PIX Cobrança?

Essa opção poderá ser usado por lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e usuários pessoas físicas.

As empresas e microempreendedores podem emitir um código QR para  transações que serão cobradas dos clientes em data futura. Como se fosse uma versão mais moderna de um boleto. 

Para as pessoas físicas há mais que uma alternativa de pagamento de compras e contas a prazo. 

O QR Code pode aparecer em pontos de venda, em e-commerces e na hora de cobrar serviços, já com a data de vencimento da conta.

Antes, o Pix só permitia pagamentos imediatos. Assim como a possibilidade de pagar em uma data futura, a diferença para essa nova modalidade é a inclusão de mais informações fora o valor, como juros, multa e descontos. Assim, o Pix Cobrança é uma alternativa ao boleto bancário.

Como gerar?

  1. Acesse a sua conta;
  2. No menu principal, toque em Pix;
  3. Em seguida, escolha a opção Receber Pix;
  4. Defina um valor para a transação ou deixe em aberto para que o pagador preencha;
  5. Agora, apresente o QR Code para o pagador;

O que é este sistema?

É uma ferramenta de pagamento instantâneo, uma nova opção ao lado do TED, DOC e cartões para pessoas e empresas realizarem transferências de valores ou recebimento de pagamentos.

Como aderir ao PIX?

Para aderir ao Pix é necessário que o usuário crie uma chave. Essa pode ser criada usando os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.

Sua chave pode ser um número aleatório, seu CPF, número de telefone ou e-mail. Há possibilidade de criar cinco identificações, podendo ser uma em cada banco.  

Como fazer pagamento com PIX?

No aplicativo ou internet banking escolha a opção “Transferências”. Depois, selecione “Pix”. Digite a chave informada pelo destinatário do pagamento, confirme as informações e coloque sua senha.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.