Taxas e formas de contratação do empréstimo para caminhoneiros na CAIXA

Jair Bolsonaro encomendou à Caixa Econômica Federal um pacote de produtos voltados aos caminhoneiros, classe em que o presidente mantém grande apoio. Este pacote, porém, não atende a uma das principais reclamações da categoria, a alta nos preços do diesel. Saiba mais.

Taxas e formas de contratação do empréstimo para caminhoneiros na CAIXA
Taxas e formas de contratação do empréstimo para caminhoneiros na CAIXA (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que irá anunciar várias novidades dentro do programa “Gigantes do Asfalto”. As declarações de Guimarães foram dadas na última terça, 18, no Palácio do Planalto.

Além de linhas de crédito especiais para estes profissionais, a Caixa vai oferecer produtos como cartão de crédito com a primeira anuidade grátis, e previdência privada, com descontos nas tarifas de administração.

A Caixa vai anunciar ainda a extensão do prazo da campanha de renegociação de dívidas. Os débitos poderão ser pagos em até 96 vezes, com taxas de juros partindo de 1,14% ao mês ou 14,57% ao ano.

Já quem preferir quitar à vista as dívidas comerciais que estão a mais de 360 dias atrasadas, podem garantir um desconto de até 90%.

Linhas de crédito para caminhoneiros autônomos 

Para os profissionais autônomos, a Caixa desenvolveu três linhas de crédito, com taxas de juros que variam de 7,44% a 54,65% ao ano. Conheça cada uma delas:

  • Linha 1

A primeira delas é a linha de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que possui taxas de juros entre 3,01% a 3,7% ao mês, ou 44,25% a 54,65% ao ano. Os profissionais contam  com carência de até 60 dias para o pagamento da primeira prestação e prazo de até 60 meses para amortização.

  • Linha 2 

Já esta linha usa o imóvel do profissional como garantia e foi batizada de Real Caixa Fácil. O banco emprestará até 60% do valor do imóvel e é concedido um prazo de até 80 dias para pagamento.

Nesta linha, o caminhoneiro tem autonomia para escolher o índice de atualização da dívida (TR, IPCA ou Taxa Fixa), e as taxas de juros variam entre 0,6% a 1,1% ao mês ou 7,44% a 14,03% ao ano, de acordo com o indexador e perfil do solicitante.

  • Linha 3

Por fim, esta linha será anunciada durante o evento da linha de crédito Giro Caixa Fácil Caminhoneiro e será uma modalidade de antecipação de recebíveis de frete que será oferecida somente no fim do próximo mês. Os detalhes desta linha, que utilizará o aplicativo Caixa Tem para a aquisição, ainda estavam sendo definidos.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.