BTG anuncia compra de grupo da Empiricus e Vítreo; o que pode mudar?

Nas próximas horas deve ser anunciado pelo BTG Pactual, a compra da Universa. Um grupo que reúne a casa de análises Empiricus, a gestora Vitreo e os sites MoneyTimes e SeuDinheiro. O grupo possui cerca de 400 mil assinantes de relatórios e R$11 bilhões sob custódia.

BTG anuncia compra de grupo da Empiricus e Vítreo; o que pode mudar?
BTG anuncia compra de grupo da Empiricus e Vítreo; o que pode mudar? (Foto: Leandro Fonseca. 17/11/2015)

A Empiricus, uma das mais importantes casas de análises do Brasil, foi criada por Felipe Miranda juntamente com Caio Mesquita e Rodolfo Amstalden. 

Já a Vitreo, foi fundada em 2018 e entre os principais acionistas estão Patrick O’Grady, Paulo Lemann, Sérgio Campos e Alexandre Aoude. O’Grady afirmou em uma entrevista ao NeoFeed que a gestora estava aumentado sua captação a uma média de 12% ao ano.

O Santander e o BTG estavam disputando a compra do grupo nos últimos meses. O presidente do Santander, Sergio Rial, chegou a entrar diretamente na negociação, porém, o BTG venceu no final. A proximidade do proprietário do BTG, André Esteves com Felipe Miranda, foi decisiva.

Os comentários no mercado é que a Universa está avaliada em cerca de R$2 bilhões e o pagamento seria feito parte em dinheiro, no momento da assinatura do contrato e o restante dependerá de cláusulas de desempenho.

O BTG Pactual dará um grande passo para inflar seu fluxo de investidores através de sua plataforma de investimentos com o novo negócio.

Felipe Miranda reclamava publicamente que montava as teses de investimentos e os assinantes da Empiricus acabavam fazendo seus investimentos na XP.

O objetivo da Vitreo em sua criação era atrair os investidores da Empiricus. É estimado que por volta de dois terços dos clientes da Vitreo sejam assinantes da casa de análises de Miranda.

Com o novo negócio, o BTG entra ainda mais na área de conteúdo. A empresa já possui a revista Exame, que conta com 11,2 milhões de leitores, segundo Similarweb. O site MoneyTimes possui 10,6 milhões de acessos e o SeuDinheiro, 2 milhões.

Nenhuma das partes quis comentar sobre as negociações.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA