Pensões e aposentadorias do INSS podem aumentar valor com ESTA nova revisão

Justiça delibera nova revisão para os segurados do INSS. Nas últimas semanas, o Supremo Tribunal Federal passou a se reunir para definir modificações no projeto da ‘revisão da vida toda’, concedida pela previdência social federal. Apesar da pasta ainda está em análise, a população já pode solicitar o aumento de seus salários em situações específicas.

Pensões e aposentadorias podem aumentar valor com ESTA nova revisão (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Pensões e aposentadorias podem aumentar valor com ESTA nova revisão (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Se você é vinculado ao INSS e acredita que o valor de seu salário está inferior a aquilo que lhe é garantido por lei, fique atento. Através da revisão da vida toda é possível que o órgão corrija seu orçamento e até mesmo lhe pague a quantia retroativa que esteve indevida. O processo requer, no entanto, o acompanhamento de um advogado.

Detalhes da revisão da vida toda

Trata-se de uma espécie de analise previdenciária quando o cidadão passa a desconfiar de que os valores de seus salários estão diferentes da contabilidade que lhe é segurada por lei.

Ela é válida para quem recebe:

  • aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, especial, por invalidez;
  • auxílio-doença;
  • pensão por morte.

É importante ressaltar ainda que, esse direito é destinado para os segurados que estavam vinculados anteriormente ao período de julho de 1994, tendo em vista as alterações realizadas na base de cálculo do salário do benefício. Isso significa que só pode fazer a análise aqueles que se aposentaram nos últimos 10 anos.

“Muitas vezes a pessoa tinha um salário mais elevado na década de 1980 e depois acabou reduzido, seja por crise ou desemprego. E quando foi calcular essa média acabou sendo prejudicado por terem sido excluídos os salários anteriores”, explicou Pedro de Sa e Sarti Júnior, sócio da Carvalho Silva e Marquesini Advogados Associados.

Como pedir minha revisão no INSS?

Para poder fazer a revisão é preciso inicialmente que o cidadão analise seu histórico previdenciário e trabalhista. Sob o acompanhamento de um advogado, ele deve consultar seu extrato do INSS, carteira de trabalho e verificar na lei as quantias que lhe deveriam ser concedidas.

“Antes, é importante fazer um cálculo para ver se de fato é vantajoso ou não. O segurado deve buscar os salários que ele recebeu antes de 1994 porque muitas vezes essas informações não constam no sistema do INSS. Seria interessante buscar junto as empresas um comprovante com os salários recebidos”, pontua o advogado.

Havendo a identificação dos erros, basta entrar com um processo na justiça e aguardar a análise legal via INSS.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.