Novo FIES: Quem consegue financiamento com juros zero?

Com o Novo FIES é possível fazer o financiamento de cursos de nível superior em instituições particulares. Em alguns casos é possível a contração sem fiador e até mesmo conseguir juros zero. Saiba mais agora!

Novo FIES: Quem consegue financiamento com juros zero?
Novo FIES: Quem consegue financiamento com juros zero? (Imagem/Divulgação: SEMESB)

O Fundo de Financiamento Estudantil foi feito para custear os cursos superiores dos estudantes que não possuem condições de pagar as suas mensalidades. A quitação do financiamento é feito apenas após a formatura.

Como funciona o Novo FIES?

Com o novo modelo de FIES, os estudantes têm acesso ao financiamento em forma de escala, de acordo com a renda de cada um.

Além disso, a quitação é feita de acordo com a renda do estudante após a conclusão do curso superior, ou seja, não existe mais uma parcela mínima.

Os critérios ainda são os mesmos usados antes: ter participado do ENEM (a partir de 2010) e não pode ter zerado a redação do exame, além da exigência de alcançar, pelo menos, 450 pontos nas médias.  

Como conseguir juros zero no Novo FIES?

A condição de juros zero é concedida a quem possui renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para fazer o cálculo basta somar os rendimentos de todas as pessoas que fazem parte do grupo familiar e dividir pelo número de pessoas.

Vale lembrar que o pagamento das mensalidades é feito apenas após a conclusão do curso.

No entanto, durante o curso o estudante terá que pagar mensalmente o valor da coparticipação. O pagamento é feito diretamente ao banco responsável pelo financiamento.

Essa coparticipação varia, mas pode chegar até 30% do valor da mensalidade do curso.

O Novo FIES possui duas fases de utilização:

  • Utilização

Período em que o estudante está fazendo seu curso de graduação, nessa o estudante paga apenas a coparticipação, que pode variar, como já foi dito.

  • Amortização

É o período em que o estudante dá início ao pagamento da dívida, ele pode durar até 3 vezes o tempo de duração do curso.

O pagamento é feito diretamente na conta do estudante, caso ele não tenha fonte de renda ou perca ela durante a quitação, ele deverá pagar um valor mínimo.

O Novo FIES não conta mais com o período de carência.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.