Mudanças no trânsito de São Paulo devem afetar rotina dos trabalhadores. Nesta quarta-feira (19), diante da greve do metrô, a prefeitura anunciou que estará suspendendo o rodízio de carros. A ideia é descongestionar as linhas de ônibus e trens.
Nas últimas semanas a cidade de São Paulo vem vivenciando um clima de instabilidade diante da greve dos metroviários. Reivindicando por melhorias de salário e qualidade em seus trabalhos, os profissionais inviabilizaram o funcionamento das linhas da grande capital.
Circulação dos carros liberadas
Para evitar aglomerações e tentar amenizar o impacto da suspensão do metrô, a prefeitura informou que estará autorizando a circulação de carros sem rodízio. Ou seja, não será preciso seguir as divisões de acordo com os grupos e placas. A medida ficará válida até às 05h desta sexta-feira (20), podendo ser prorrogada.
A prefeitura solicita, no entanto, que a população mantenha as demais regras de distanciamento social, deixando claro que as medidas de contenção da covid-19 ainda devem ser seguidas. Para quem descumprir há riscos de penalização com multas.
Divisão do rodízio de carros em SP
Final de placa – dia da semana
- 1 e 2 – das 21h de segunda-feira às 5h de terça
- 3 e 4 – das 21h de terça-feira às 5h de quarta
- 5 e 6 – das 21h de quarta-feira às 5h de quinta
- 7 e 8 – das 21h de quinta-feira às 5h de sexta
- 9 e 0 – das 21h de sexta-feira às 5h de sábado
Sobre a greve do metrô
Até o momento os metrorodoviários seguem em negociação para definirem o fim da greve. Desse modo, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e a linha 15-Prata de monotrilho em São Paulo estão paradas. Na votação pelo sindicado, houveram 2.448 votos favoráveis à paralisação (77,42%), validando assim a atitude.
É válido ressaltar, no entanto, que as linhas 4 e 5, de operação privada, continuam funcionando.
“A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, respectivamente, informam que operarão normalmente nesta quarta-feira, das 4h40 à meia noite”, informaram as concessionárias por meio de nota.