Dia dos Namorados: o que esperar deste ano e como economizar

Expectativa é que vendas aumentem 2,5%

Dia dos Namorados: o que esperar deste ano e como economizar
Dia dos Namorados: o que esperar deste ano e como economizar (Imagem: Pixabay)

O dia mais romântico está se aproximando, e com ele mais uma oportunidade para demonstrar amor e carinho. Mesmo diante de tudo o que está acontecendo, o comércio espera que a data dê um gás nas vendas.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que as vendas deste ano sejam 2,5% maiores do que em 2020. Porém, esse número, se atingido, ainda não irá recuperar os 4,9% de perda que o passado teve.

Como estão os preços este ano?

Apesar de a inflação estar sufocando o orçamento dos brasileiros, o preço dos produtos mais buscados nesta época não tem sofrido tanto. Nos últimos meses, o aumento foi de 4,8%, o que representa a menor alta dos últimos 10 anos.

Roupas e acessórios, por exemplo, representam 37% das vendas na data e tiveram 3,2% de reajuste. Isso significa que o consumidor pode esperar um mercado mais atraente até do que no ano passado. Sem contar que por causa da flexibilização econômica, a maior parte das lojas está aberta, o que oferece mais possibilidades de compras.

Ainda assim, é necessário ficar de olho em alguns aspectos para garantir a economia na hora de presentear. Até porque, a renda de muitas famílias diminuiu na pandemia, enquanto outras estão mais cautelosas por conta do momento vivido.

Dia dos Namorados: o que esperar deste ano e como economizar
Dia dos Namorados: o que esperar deste ano e como economizar (Imagem: Pexels)

Como economizar para presentear?

Para atrair a atenção dos consumidores, algumas marcas estão recriando produtos, lançando novidades e, claro, fazendo promoções.

De acordo com o mais recente catálogo da Natura, a marca lançou a linha Beijo de Humor para o Dia dos Namorados. Segundo a empresa, na campanha publicitária, as fragrâncias despertam a vontade de beijar e ficar ao lado da pessoa amada. O kit mais econômico com desodorante colônia e sacola de presente sai por R$ 79,90.

De qualquer forma, independentemente de qual seja o presente, é interessante que o consumidor fique de olho para aproveitar a melhor oportunidade disponível.

Decida de qual forma irá presentear

O primeiro passo para fazer uma compra é definir o que precisa. Qual tipo de presente a pessoa amada mais gosta? Podem ser cosméticos, roupas, calçados, livros, artigos geek e muito mais.

Além de ajudar a escolher mais rapidamente, isso permitirá focar no que realmente importa. Quando o consumidor está muito aberto a todas as possibilidades, ele pode se perder, e até optar por algo mais caro pela falta de planejamento.

Compare os preços pela internet

Sair para as compras e visitar várias lojas é uma tendência que pode ficar para trás. Além de não ser recomendável ir a tantos lugares, por conta da pandemia, na internet, é possível ter uma ideia dos valores dos principais produtos.

Então, mesmo que a compra não seja realizada on-line, vale a pena fazer uma busca na rede para verificar a média de preços. Dessa forma, haverá mais chances de encontrar um produto pelo preço que ele vale.

Aproveite os cashbacks

Há alguns anos, a moda era oferecer cupons de desconto para os consumidores. Os cupons ainda existem, porém, eles deram espaço para uma nova estratégia: os cashbacks. Na prática, eles significam o retorno de parte do dinheiro gasto, ou seja, um desconto.

Como visto, mesmo em mais um ano desafiador, é possível presentear quem gosta no Dia dos Namorados. Tanto para os consumidores quanto para os comerciantes, a expectativa é que a data aqueça os corações e as vendas no país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!