Brasileiros podem ser atingidos após Argentina suspender exportação de carne

Alberto Fernández, presidente da Argentina, suspendeu por um período de 30 dias toda a exportação de carne bovina do país. Esta é uma tentativa de abaixar os preços altos do alimento no país e conter a inflação.

Brasileiros podem ser atingidos após Argentina suspender exportação de carnes
Brasileiros podem ser atingidos após Argentina suspender exportação de carnes (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A decisão foi tomada de forma emergencial pelo governo na última segunda, 18, e recebeu criticas dos produtores de carne na Argentina.

As associações rurais estudam um possível boicote que consiste em suspender temporariamente as vendas de gado para corte. Inicialmente, o boicote tem um previsão de nove dias começando amanhã, 20.

“O caminho e as decisões que o poder Executivo está tomando são profundamente erradas, afirmou em Jorge Chemes, presidente da da Confederação Rural Argentina (CRA), através de um comunicado.

A suspensão das exportações de carne também devem impactar os frigoríficos brasileiros que atuam na Argentina. Na tarde de ontem, a Marfrig disse em nota remetida à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que as operações da empresa na Argentina respondem por 3,2% da receita liquida consolidada no primeiro trimestre de 2021.

A Marfrig possui as marcas Paty e Vienissima no mercado argentino. As duas são líderes no segmento de hambúrgueres e salsichas. “Assim sendo, o impacto direto desta restrição se limita a 1,3% da receita líquida consolidada, representada pelas exportações argentinas no período”, disse a empresa.

Exportações

A Argentina é o quinto maior exportador de carne bovina do planeta e as vendas do país cresceram no último ano, acompanhando o crescimento da demanda da China. No mês de março, as exportações para a China cresceram 8,3% em comparação com o mesmo mês de 2020.

No ano passado, a Argentina exportou 897 toneladas de carne, com um montante equivalente U$$2,7 bilhões, segundo dados oficiais. Deste total, mais da metade teve a China como destino final.

O aumento da demanda internacional, juntamente com a desvalorização do peso, levaram a carne bovina a subir no país. O aumento dos preços se tornou um alvo de críticas constantes do presidente nas últimas semanas. Ele apontou o grande lucro dos exportadores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.