Quais incentivos o governo Bolsonaro propôs para os caminhoneiros?

Nesta terça, 18, o governo federal lança o Gigantes do Asfalto, programa voltado para os caminhoneiros. O programa vem para atender as reclamações da categoria. O evento de lançamento está previsto para acontecer hoje (18), no Palácio do Planalto com a presença de representantes deste grupo de profissionais.

Quais incentivos o governo Bolsonaro propôs para os caminhoneiros?
Quais incentivos o governo Bolsonaro propôs para os caminhoneiros? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Entre as maiores reclamações dos caminhoneiros estava a de que os financiamentos acabavam indo para as empresas. Sendo assim, eles esperam que o novo programa possa auxiliar os autônomos, com linhas de crédito e com recompensas para quem trabalha sozinho.

Wallace Chorão, presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores, disse que a esperança é que o novo programa traga benefícios sólidos para a categoria.

“Uma coisa que me deixa muito feliz também é o crédito de financiamento referente ao BNDES. Um exemplo que a gente recebeu e não levou é aqueles R$ 100 mil para manutenção. Tenho certeza que agora a categoria vai poder usufruir disso por meio do BNDES e dessas ações”, disse.

O Programa 

O Gigantes do Asfalto deve criar um voucher para tentar aliviar a frequente oscilação nos preços dom diesel. Este voucher poderá ser abastecido com recursos da isenção de PIS e Cofins ou de roylaties da exploração de petróleo.

Será usado sempre que os reajustes ultrapassarem a média de consumo de cada caminhoneiro cadastrado. O valor do combustível, segundo os caminhoneiros, é um dos grandes problemas para eles, pois o preço do combustível responde por quase 40% dos custos. 

Bolsonaro já mostrou apoio aos caminhoneiros várias vezes, reclamando da quantidade de radares nas estradas, comunicando a extinção das tarifas de importação de pneus e ainda determinando que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, revisasse a norma de pesagem por eixo dos caminhões.

Por fim, os profissionais esperam também serem vacinados contra a covid-19.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.