Motoristas e cobradores de ônibus em SP recebem 1ª dose da vacina hoje (18)

Nesta terça-feira, o Estado de São Paulo deu início à aplicação da vacina contra a Covid-19 em motoristas e cobradores de ônibus da rede municipal e intermunicipal. A expectativa é que cerca de 165 mil trabalhadores das áreas mencionadas sejam imunizados. 

Motoristas e cobradores de ônibus em SP recebem 1ª dose da vacina hoje (18)
Motoristas e cobradores de ônibus em SP recebem 1ª dose da vacina hoje (18). (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Na verdade, a vacinação de trabalhadores do transporte público de São Paulo começou na última semana. Na ocasião foram contemplados os funcionários do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com idade igual ou superior a 47 anos. 

A aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 será ampliada a partir da próxima sexta-feira, 21, para pessoas com algum tipo de comorbidade e/ou deficiência. Ambos os grupos mencionados devem estar integrados na faixa etária de 45 a 49 anos de idade. 

Conforme apurado, o Estado de São Paulo já conseguiu concluir a imunização das duas doses da vacina contra a Covid-19 em, aproximadamente, 14,6 milhões de paulistas. Deste total, cinco milhões equivalem à segunda dose do imunizante. 

A cidade de São José do Rio Preto em São Paulo também aderiu ao esquema vacinal do Governo Estadual. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município ainda não recebeu o lote com as doses da vacina que são destinadas aos motoristas e cobradores de ônibus.

Enquanto isso, o município irá disponibilizar doses já em posse da administração municipal no intuito de evitar o atraso da imunização deste grupo. Os profissionais serão vacinados de acordo com a ordem presente em listas com a relação de todos os funcionários do setor de transportes, gerenciada pela pasta municipal da Saúde.

Os funcionários do transporte público serão vacinados no Complexo Swift entre 08h e 17h, desde que apresentem documento de identificação original com foto. Contudo, a Prefeitura de São José do Rio Preto ressaltou que para dar continuidade à vacinação do grupo, o município depende da chegada de um novo lote contendo doses da vacina contra a Covid-19.

Enquanto isso, o município tem se empenhado para completar o esquema vacinal de pessoas com comorbidades ou deficiência inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ambos os grupos devem estar integrados à faixa etária de 50 a 59 anos de idade, incluindo pessoas transplantadas imunossuprimidas, pacientes em diálise e pessoas com Síndrome de Down com idade entre 18 a 59 anos. 

Todos esses grupos serão imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) entre 08h e 14h. Enquanto isso, o Completo Swift atenderá entre 08h e 17h. As gestantes e puérperas com comorbidades e com idade igual ou superior a 18 anos estão recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas UBSs. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.