Governador do DF crava data para vacina dos professores e maiores de 39 anos

O Distrito Federal (DF) se prepara para dar início à aplicação da vacina contra a Covid-19 em professores das creches e rede de ensino pública e privada. A previsão é para que a imunização destes profissionais comece após a entrega de um lote contendo 85,2 mil doses do imunizante. 

Governador do DF grava data para vacina dos professores e maiores de 39 anos
Governador do DF grava data para vacina dos professores e maiores de 39 anos. (Imagem: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Portanto, a previsão é para que cerca de dez mil integrantes do grupo mencionado sejam contemplados pelo esquema vacinal contra a doença.

Por esta razão, o governador Ibaneis Rocha (MDB), também estabeleceu que a vacina da Covid-19 seja aplicada em 53 mil pessoas com comorbidades na faixa etária de 30 a 49 anos de idade. 

Vale mencionar que os grupos mencionados devem fazer o agendamento prévio para a vacinação. Além do mais, o cronograma de vacinação dos profissionais do setor educacional foi determinado mediante parceria entre a Secretaria de Educação e de Saúde. 

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos professores acontecerá nos postos de vacinação organizados próximos aos locais de trabalho.

Ao contrário da imunização de pessoas com comorbidades, os profissionais da educação não precisam comprovar a profissão nem fazer agendamento prévio. 

“A Educação vai passar uma lista para a Secretaria de Saúde com os nomes e locais de trabalho de cada professor e, com base nessa lista, a Saúde organizará os locais para vacinação”, disse Gustavo Rocha. 

Na oportunidade, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que as instituições de ensino privado deverão enviar listas com os nomes dos profissionais que atuam em cada unidade. Ele ainda reforçou que em caso de dados inverídicos, como a inclusão de pessoas que não atuam neste setor, penalidades serão aplicadas.

Através das listas as pastas envolvidas no esquema vacinal conseguirão organizar dar uma precisão de quando a vacina da Covid-19 será aplicada em cada profissional. A relação de nomes também auxiliará na organização dos postos de vacinação. 

O Governo do Distrito Federal visa imunizar todos os profissionais da educação, começando por aqueles que atuam no ensino básico até o universitário. Contudo, mesmo diante das alternativas para elaborar o cronograma de vacinação deste grupo, o processo depende do envio de novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde. 

Neste sentido, vale mencionar que cerca de 30,1 mil doses da AstraZeneca/Oxford a serem entregues em território brasileiro, serão destinadas à vacinação dos professores e pessoas com comorbidades.

Enquanto isso, 8,1 mil vacinas da Pfizer/BioNTech serão aplicadas em grávidas e puérperas com comorbidades. 

Por fim, 47 mil doses da AstraZeneca serão reservadas no intuito de garantir a segunda etapa da vacinação. Até então, o Distrito Federal já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 559,7 mil pessoas, além de outras 293,7 contempladas pela segunda dose do imunizante.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Governador do DF crava data para vacina dos professores e maiores de 39 anos

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA