CPI da Covid e mudanças no exterior refletem no valor do dólar de hoje

Nesta terça, 18, o dólar está operando em baixa, em meio a um cenário de fraqueza global da moeda e diante das apostas de manutenção de juros nos Estados Unidos. Já no  Brasil, os investidores voltam as atenções para a CPI da Covid-19.

CPI da Covid e mudanças no exterior refletem no aumento do dólar de hoje
CPI da Covid e mudanças no exterior refletem no aumento do dólar de hoje (Imagem FDR)

Às 13h35, o dólar era vendido a R$5,2544, representando uma queda de 0,21%. Ontem, o dólar fechou o dia em queda de 0,09%, sendo vendido a R$5,2657.

Na parcial do mês, a moeda americana teve queda de 3.04%. Considerando o ano, a alta é de 1,51%.

Calcule o valor do dólar hoje, acessando nosso simulador aqui! 

Cenário interno

As atenções estão voltadas para a CPI da Covid do Senado, que está apurando as ações do governo federal em meio a pandemia do coronavírus e analisa possíveis desvios de recursos por parte de governadores e prefeitos. Hoje ainda, deve ser ouvido o ex-ministro das Relações Internacionais, Ernesto Araújo. 

O Ministério da Economia elevou de 3,2% para 3,5% a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2021. Já para o ano que vem, a previsão oficial de alta do PIB do governo federal permaneceu em 2,5%. As estimativas para a inflação cresceram  de 4,42% para 5,05% em 2021.

Exterior 

Fora do Brasil, a economia do Japão tece queda de 1,3% no primeiro trimestre em decorrência da pandemia. Na Europa, a recessão foi confirmada.

Diferença do dólar de turismo e comercial

O preço da moeda é sempre mais alto para os turistas do que o valor divulgado no câmbio comercial.

O dólar comercial é usado para movimentações financeiras do governo no exterior e para empréstimos de brasileiros que moram fora do Brasil. Ele também é base para grandes empresas realizarem importações e exportações de mercadorias.

Já o dólar turismo vale para os consumidores que compram o dinheiro em casa de câmbio para viajar, por exemplo. Quando compramos algo em sites estrangeiros por exemplo, é o valor turismo que é considerado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA