Calendário do ENEM 2021 ganha expectativas sobre início das inscrições

Estudantes que foram realizar o pedido de isenção se deparam com a data de inscrição no exame já divulgada na página. O ENEM 2021 ainda não teve data de aplicação confirmada, mas pode ser que isso aconteça em breve.

Calendário do ENEM 2021 ganha especulações sobre início das inscrições
Calendário do ENEM 2021 ganha especulações sobre início das inscrições (Imagem: Exame/Rafael Henrique/SOPA) 

Oficialmente falando, o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 ainda não tem data definida, pois o edital ainda não foi publicado. Mas os estudantes que acessaram a página do participante se depararam com a seguinte informação:

“A aprovação da solicitação não significa que você esteja inscrito no Enem 2021. Para se inscrever, acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ do dia 28/06/2021 às 23h59 do dia 09/07/2021 (horário de Brasília-DF)”.

Ou seja, essa é a estimativa de data para inscrição no exame desse ano.

Quando deve acontecer o ENEM 2021?

A data oficialmente ainda não foi divulgada, já houveram especulações de que o exame seria aplicado apenas no primeiro trimestre de 2022, o que acabou sendo confirmado pelo presidente do INEP.

Que depois voltou atrás e divulgou um áudio falando sobre o exame, confira:

“O ENEM está em processo de planejamento (que envolve o orçamento). Não tinha como eu assinar algo sem ter esses alinhamentos prévios e neste mês vamos definir a data do ENEM. Como sabemos isso impacta logística”.

Em outro trecho Danilo Dupas Ribeiro afirma que os esforços do INEP são para que o exame aconteça ainda em 2021. Provavelmente em meados de outubro e novembro.

ENEM 2021

Não foram divulgadas grandes informações quanto ao exame de 2021, mas ele deve seguir a mesma estrutura usual até hoje. Devem ser 2 domingos seguidos com aplicação de provas sobre:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias,
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias,
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Redação

O exame deve acontecer também os formatos já conhecidos: impresso, Para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e digital (que teve seu primeiro ano de aplicação na edição de 2020).

Era prevista a aplicação do Exame Seriado, nele o estudante faria as provas durante os 3 anos do ensino médio e apenas ao final teria sua nota atribuída.

No entanto, o Ministério da Educação já afirmou que não irá mais realizar essa modalidade do exame nesse ano.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.