Queiroga anuncia 100 milhões de doses da vacina! Como será a distribuição?

Na última sexta-feira, 14, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um comunicado sobre a aquisição de 100 milhões de doses da vacina da Covid-19. O imunizante será obtido após a pasta firmar um acordo com a farmacêutica Pfizer. 

Queiroga anuncia 100 milhões de doses da vacina! Como será a distribuição?
Queiroga anuncia 100 milhões de doses da vacina! Como será a distribuição? (Imagem: Reprodução / Band News)

A medida também conta com a parceria com a empresa alemã BioNTech. A decisão foi tomada durante um evento relacionado à vacinação contra a Covid-19 em atletas que participarão da Olimpíada de Tóquio 2021. 

Outro fator que deve ser destacado em meio a este momento, se trata das denúncias feitas através da abertura da CPI da Covid, responsável por apurar alegações de que o Governo Federal teria recusado ofertas para a compra do imunizante no ano passado.

Lembrando que se as doses de vacina contra a Covid-19 tivessem sido adquiridas ainda em 2020, o calendário de vacinação contra a doença poderia ter sido adiantado e mais pessoas já estariam imunizadas. 

As denúncias surgiram após um relato do ex-presidente da Pfizer, Carlos Murillo, alegando que a empresa fez seis propostas de venda da vacina para o Brasil. No entanto, o país decidiu firmar o acordo somente na sétima tentativa, mais precisamente, no dia 8 de março. 

Porém, no cenário atual a aquisição das 100 milhões de doses da vacina mencionadas se refere ao segundo acordo firmado pelo governo brasileiro junto à Pfizer.

É importante mencionar que o país ainda aguarda pela entrega do lote correspondente ao primeiro acordo. A previsão é para que 35 milhões de doses do imunizante até o final de setembro, e o restante até dezembro. 

Na oportunidade, o ministro da Saúde aproveitou para informar sobre o atraso na chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA), composto principal para a produção da Coronovac. Ele negou os relatos equivalentes a um impasse diplomático entre o Brasil e a China, país responsável pela exportação do produto. 

Queiroga ainda disse que não irá demorar muito para que o Brasil passe a ter autonomia para começar a própria produção do IFA. A novidade se tornará possível perante um acordo de transferência de tecnologia que está próximo de ser fechado.

A intenção é aplicar doses da vacina da Covid-19 em todos os brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos até dezembro de 2021. Enquanto isso, o Ministério da Saúde informou já ter distribuído 80 milhões de doses do imunizante a todos os Estados e municípios brasileiros. Atualmente, o Brasil tem aplicado cerca de 2 milhões de pessoas por dia.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.