Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro trouxe novas informações sobre o projeto de reformulação do Bolsa Família. Entre as propostas, o gestor mencionou seu interesse em aumentar o valor das mensalidades, e deseja criar um auxílio de R$ 250 inserir as crianças em creches privadas.
Enquanto libera as mensalidades do auxílio emergencial, o governo federal vem trabalhando em um novo Bolsa Família. A ideia é que o maior programa de assistência social do país seja reformulado e tenha suas regras e políticas públicas readaptadas.
De acordo com informações concedidas pelo portal UOL, há a possibilidade de transformar o direcionamento de verba para as creches públicas.
Repasse de renda para instituições privadas
Segundo apurado pelo UOL, a pasta de reformulação do Bolsa Família objetiva encerrar os investimentos para ampliar as creches públicas. E realocar esse valor para a concessão de um voucher mensal de R$ 250 para inscrição em creches privadas.
Os centros de acolhimento, por sua vez, só receberiam a quantia caso estivessem vinculados ao programa, ou seja, tivesse crianças do projeto matriculadas. Até o que se sabe o voucher funcionaria como uma espécie de cupom/cheque autorizando a contratação de serviço específico do setor privado.
Intitulado, na portaria, de auxílio creche, o benefício ainda deve passar pela aprovação dos demais parlamentares até que seja publicamente anunciado e explicitado.
Reformulação nos cadastros do Bolsa Família
Outra ação já divulgada por Bolsonaro foi a criação de um aplicativo para efetivar os cadastros do Bolsa Família. De acordo com ele, os centros de atendimento sociais do município deixarão de atuar no registro da população que deverá se auto inscrever pela internet.
“Está quase pronta também a questão do novo Bolsa Família, proposta sua. E mais: brevemente a inclusão no Bolsa Família não será mais procurando prefeituras pelo Brasil, será feito através de um aplicativo. Vamos libertar as pessoas mais humildes do jugo de quem quer que seja”, disse Bolsonaro.
Diante da concessão do auxílio emergencial em andamento, a previsão é de que as implementações de mudanças pelo Bolsa Família ocorram a partir do mês de agosto. Para acompanhar mais detalhes do projeto, acesse nossa página exclusiva do BF.