Detran-RN libera nova forma de pagamento para taxas e impostos

Desde a última sexta-feira (14), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) passou a liberar os pagamentos de taxas de serviços realizados pelo órgão por meio do sistema Pix. O Detran-RN foi o primeiro entre os Detrans do Nordeste a disponibilizar esta modalidade.

Detran-RN libera nova forma de pagamento para taxas e impostos
Detran-RN libera nova forma de pagamento para taxas e impostos (Imagem: Divulgação/Detran)

Com esta novidade, os pagamentos são processados de forma instantânea. O pagamento da taxa no sistema acontece rapidamente, em até 15 minutos.

A medida foi implantada pela Direção do Departamento com o objetivo de possibilitar mais praticidade e agilidade aos usuários.

Esta forma de pagamento contempla todos os serviços oferecidos pelo Detran. Estão inclusos os serviços de Licenciamento de automóveis, de Habilitação de Condutores, de Registro de Veículo de Fiscalização (multas expedidas pelo órgão) ou apreensão de veículos.

O Detran-RN pondera que não são contemplados, ainda, apenas os débitos relacionados a IPVA e Taxa de Bombeiros. Estes são de responsabilidades da Secretaria Estadual de Tributação (SET) e do Corpo de Bombeiros, respectivamente, e, para isso, precisa do aval dessas instituições.

Cabe destacar que a utilização do sistema Pix está somente liberada para os débitos gerados e de competência do Detran.

Entre os exemplos de pagamentos possíveis, estão as taxas de serviços relacionados a habilitação de condutores, taxa de Licenciamento de veículos, registro de veículos e pagamento de multas de infrações notificadas em rodovias estaduais do Rio Grande do norte.

Como realizar pagamento das taxas do Detran-RN pelo Pix

Para efetivar o pagamento das taxas do Detran-RN por meio desta modalidade, o contribuinte poderá entrar no site do órgão, e escolher a opção de acesso aos débitos de veículos ou de condutores.

Em seguida, será preciso solicitar o processamento do boleto — ao selecionar a opção de pagamento usando o sistema Pix. Com a posse do código de pagamento, o contribuinte poderá quitar o débito em qualquer instituição financeira que receba ou pelo aplicativo do banco.

Quando lançada no sistema financeiro, a transação com o sistema Pix acontece quase que instantaneamente. O funcionamento ocorre de forma simplificada, disponível 24 horas por dia, em todos os dias do ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.