PIX Cobrança começa HOJE (14) e promete substituir pagamentos de boleto

O PIX Cobrança, nova modalidade da solução de pagamentos do Banco Central, começou a operar hoje, 14. Com isto, os bancos e demais instituições financeiras podem oferecer um serviço semelhante ao boleto bancário, porém acessados através de QR Code.

PIX Cobrança começa HOJE (14) e promete substituir pagamentos de boleto
PIX Cobrança começa HOJE (14) e promete substituir pagamentos de boleto (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Através da modalidade, as empresas ou prestadores de serviços podem emitir um QR Code para receber pagamentos de forma imediata em pontos de venda ou comércio pela internet. Em julho, segundo o BC, será possível agendar pagamentos com data de vencimento futura.

Através do PIX Cobrança será possível saber em detalhes o valor do pagamento, dos juros, multas e descontos, da mesma forma que no boleto bancário.

Agendamentos a partir de julho 

Até o fim do mês de junho, só será possível utilizar o PIX Cobrança para pagamentos imediatos. Até lá, só serão aceitos pagamentos na data das leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos.

Já a partir do mês de julho, será possível agendar pagamentos para datas futuras.

PIX Cobrança com agendamento foi adiado 

A nova modalidade deveria estar com todas as funções ativas hoje para os usuários. Mas o Banco Central deu um prazo maior, pois os participantes da solução de pagamentos alegaram questões técnicas para oferecer o serviço de pagamento com data futura.

Transferências agendadas

A partir de setembro, segundo o Banco Central, será possível agendar transferências de valores para uma data futura que não seja referente ao pagamento de boletos ou contas.

“Desde o lançamento do PIX, essa é uma funcionalidade facultativa, e entende-se que este seja um prazo razoável para que todas as instituições façam os ajustes necessários nos seus sistemas e interfaces (aplicativos).

Tal medida visa ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo, que todos os usuários, possam agendar um PIX”, disse o BC.

Como usar o PIX

A opção pode ser encontrada dentro do aplicativo de seu banco ou instituição financeira, e também em canais como internet banking e caixas eletrônicos.

Para fazer transferências e pagamentos, os usuários podem utilizar os dados da conta, da mesma forma que no TED ou DOC, QR Code e também as chaves PIX.

Este novo sistema se tornou o recurso mais utilizado para transferências de valores de pessoa para pessoa, superando os tradicionais TED e DOC.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.