Calendário da prova de vida do INSS com retorno em junho; veja aqui!

Nesta quinta-feira, 13, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir do mês de junho. O procedimento vem sendo suspenso constantemente desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020. 

Calendário da prova de vida do INSS com retorno em junho; veja aqui!
Calendário da prova de vida do INSS com retorno em junho; veja aqui! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A princípio, o retorno da prova de vida do INSS está previsto para ocorrer neste mês de maio. Contudo, a prorrogação foi regulamentada pela Portaria n° 1.299 publicada pelo Ministério da Economia no Diário Oficial da União (DOU).

Embora o procedimento tenha deixado de ser obrigatório desde meados de março de 2020, a suspensão dos benefícios prevalece para quem deveria tê-lo feito antes. 

É o caso dos segurados do INSS que deveriam ter feito a prova de vida até o mês de fevereiro de 2020. Os 160 mil beneficiários que negligenciaram a data de comprovação terão o benefício suspenso neste mês de maio.

Para evitar o bloqueio dos valores, basta procurar a agência da Previdência Social mais próxima e regularizar a situação. 

Calendário prova de vida do INSS 2021

A partir de agora, o calendário da prova de vida do INSS será retomado gradativamente, no intuito de evitar aglomerações nas agências bancárias. Veja as datas a seguir:

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Para fazer o desbloqueio do benefício basta acessar o aplicativo Meu Gov.br e fazer a comprovação de vida pelo reconhecimento facial. Na oportunidade, o INSS informou que 340 mil beneficiários que realizaram a prova de vida digital nos últimos meses não terão o benefício bloqueado. 

Enquanto isso, os demais beneficiários devem considerar o calendário mencionado acima. Embora não seja necessário aguardar o fim do prazo para realizar a prova de vida do INSS, pois o procedimento está disponível a qualquer momento. 

Prova de vida do INSS

A prova de vida ou como também é conhecida, “renovação de senha” ou “fé de vida”, consiste em um procedimento obrigatório para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os quais recebem os benefícios por conta corrente, poupança ou cartão magnético. 

Originalmente, o procedimento requer que o segurado compareça a uma das agências do banco responsável pelo pagamento do benefício, ou então, basta realizar o processo através de uma procuração. Conforme mencionado anteriormente, a prova de vida é de extrema importância para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.