Atenção! Bloqueios nos salários do INSS por falta de prova de vida vão voltar

Pontos-chave
  • INSS anuncia retorno da prova de vida;
  • Segurados com documentação em atraso terão salários cancelados;
  • Grupo pode fazer a renovação do cadastro online.

Segurados do INSS devem ficar atentos aos cronogramas para a concessão de seus benefícios. Nessa quinta-feira (13), a previdência social federal informou que estará retomando a realização da prova de vida. Isso implica dizer que o cidadão que não estiver com o cadastro atualizado passará a ficar sem acesso ao seu salário.

Atenção! Bloqueios nos salários do INSS por falta de prova de vida vão voltar (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Atenção! Bloqueios nos salários do INSS por falta de prova de vida vão voltar (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Suspendida mediante a atual situação do novo coronavírus, a prova de vida do INSS voltará a funcionar. De acordo com comunicado emitido pelo órgão, a população, a partir do mês de junho, deve retomar a regularização de seus cadastros seguindo um calendário específico.

Aqueles que não realizarem o procedimento no tempo determinado, ficaram sujeitos a ter o benefício cortado temporariamente ou até mesmo cancelado definitivamente.

A atualização do cadastro tinha sido suspensa desde março de 2020, quando foram aplicadas as medidas de restrição para a contenção da covid-19.

Novo calendário para a Prova de Vida do INSS

Objetivando evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão criou uma divisão levando em consideração a data em que o procedimento ficou em atraso. Para saber o período em que precisa renovar a prova de vida o cidadão deve apenas observar o mês do vencimento de seu registro e ao lado terá acesso ao prazo máximo para a renovação. Acompanhe:

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021

 

Prova de vida digital

É importante ressaltar ainda que há um grupo selecionado para realizar a prova de vida digital. Nesse caso, o serviço está disponível apenas para alguns brasileiros que receberam SMS do INSS solicitando a renovação via aplicativo.

Tendo em vista que o grupo já apresenta condições de atualizar os documentos a ausência implicará em cortes salariais já neste mês. Ou seja, se você foi chamado para a prova de vida digital e ainda não a realizou, tem até 30 de maio para não ter o benefício cortado.

A previsão é de que cerca de 160 mil pessoas fiquem com os benefícios congelados, tendo em vista o descaso para com o procedimento obrigatório.

Como fazer a prova de vida digital?

Para realizar a atividade, basta você se conectar ao aplicativo do Meu INSS. Insira seus dados de identificação pessoal e confirme seu login através de sua senha de acesso. Uma vez na página inicial, selecione a função prova de vida e dê início ao teste.

Você deverá exibir um documento oficial com foto e também apontar a câmera do seu celular para o seu rosto. Por meio do serviço de reconhecimento facial o INSS analisa o cadastro e valida sua identificação por mais um ano.

Prova de vida presencial

No caso daqueles que forem realizar o procedimento presencialmente, basta ir até uma agência bancária mais próxima de sua residência e apresentar um documento oficial com foto.

É importante ressaltar que para os idosos as instituições financeiras têm atendimento preferencial, com guias destinados especificamente para serviços previdenciários.

Atenção! Bloqueios nos salários do INSS por falta de prova de vida vão voltar (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Atenção! Bloqueios nos salários do INSS por falta de prova de vida vão voltar (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Quem deve fazer a prova de vida?

O procedimento é obrigatório para todo o cidadão que receber mensalmente salários do INSS. Normalmente eles são segurados dos seguintes benefícios:

Benefícios mais procurados

  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  • Pensão por Morte Urbana

Todos os benefícios

  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
  • Aposentadoria especial por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por Idade Rural
  • Aposentadoria por Idade Urbana
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  • Aposentadoria por tempo de contribuição do professor
  • Benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC)
  • Benefício assistencial ao idoso
  • Benefício Assistencial: documentos originais e formulários necessários
  • Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso
  • Pecúlio
  • Pensão especial da síndrome da Talidomida
  • Pensão especial por hanseníase
  • Pensão por Morte Rural
  • Pensão por Morte Urbana
  • Salário-família
  • Salário-maternidade
  • Salário-Maternidade Rural
  • Salário-Maternidade Urbano

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.