Recebe Bolsa Família? Palmas divulga até quando fazer atestado de saúde

Segurados do Bolsa Família com documentos médicos atrasados ganham prazo limite para regularizar a situação. Na última semana, a prefeitura de Palmas (TO) passou a convocar os titulares do BF até as Unidade de Saúde Família (USF). A ação tem como objetivo realizar a avaliação de saúde obrigatória pelo projeto, podendo resultar no desligamento do mesmo.

Recebe Bolsa Família? Palmas divulga até quando fazer atestado de saúde (Imagem: FDR)
Recebe Bolsa Família? Palmas divulga até quando fazer atestado de saúde (Imagem: FDR)

Entre as regras de concessão do Bolsa Família está o acompanhamento médico. Todos os segurados tem por obrigação, semestralmente regularizarem seus exames nas Unidades de Saúde Família. No entanto, em Palmas (TO) apenas 28% dos contemplados realizaram o procedimento.

Prazo limite para renovação do atestado

Diante do índice de falta, a prefeitura municipal passou a determinar uma data máxima para que os segurados renovassem seus exames. Aqueles que estão em falta terão até o mês de junho, especificamente até o dia 14, para comparecer em um dos pontos da Unidade de Saúde da Família.

Para isso, basta ir até o centro de atendimento mais perto de sua residência, apresentar um documento oficial com foto, o cartão do Bolsa Família, caderneta de vacina e de gestante.

É importante ressaltar que a ação é obrigatória para crianças de zero a sete anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos inscritas no BF.

Na consulta os profissionais de saúde deverão observar a periodicidade das avaliações de pré-natal, no caso de gestantes, assim como cumprimento do calendário vacinal e estado nutricional das crianças.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Risco de desligamento

Para quem não cumprir a exigência, há a possibilidade de perder o direito de receber as mensalidades do Bolsa Família. A prefeitura informou que há cerca de 22.033 pessoas inclusas no projeto em toda a cidade, estando somente 28,94% regularizadas.

Sobre o Bolsa Família

Atualmente o projeto vem funcionando com um complemento de renda por meio do auxílio emergencial. Desde o mês de abril os segurados estão recebendo mensalidades de até R$ 375 a depender do salário já ofertado.

O cronograma para o mês de maio já foi anunciado, sendo iniciado na próxima semana. Confira:

Calendário do auxílio emergencial para inscritos no Bolsa Família

Dígito final NIS Depósitos
NIS final 1 18 de maio 17 de junho 19 de julho
NIS final 2 19 de maio 17 de junho 19 de julho
NIS final 3 20 de maio 21 de junho 21 de julho
NIS final 4 21 de maio 22 de junho 22 de julho
NIS final 5 24 de maio 23 de junho 23 de julho
NIS final 6 25 de maio 24 de junho 26 de julho
NIS final 7 26 de maio 25 de junho 27 de julho
NIS final 8 27 de maio 28 de junho 28 de julho
NIS final 9 28 de maio 29 de junho 29 de julho
NIS final 0 31 de maio 30 de junho 30 de julho

 

 

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.